O Peixe Mola Mola
O peixe mola mola é um dos maiores peixes ósseos do mundo. Também é chamado de peixe-sol oceânico, o que muitos megalófobos podem considerar um nome demasiado gentil para um peixe deste tamanho. Os adultos pesam geralmente entre 1.500 e 2.200 quilos.

No entanto, o peixe mais pesado de que há registo pesava uns impressionantes 6,0489 libras, o que é mais do que o plantel inicial completo de uma equipa de futebol americano. Os megalófobos de todo o mundo ficarão contentes por saber que o mola mola prefere alimentar-se de medusas, pequenos peixes, ervas marinhas e crustáceos.
Não é o teu vento normal
Ao olhar para esta fotografia, é muito fácil não ver as turbinas eólicas do lado direito. Está a vê-las agora? Agora, olha para o tornado à esquerda. Em comparação, as turbinas eólicas parecem brinquedos.

Com uma turbina eólica média de cerca de 80 metros, é assustador pensar na altura real desse tornado. De facto, a Mãe Natureza é uma força a ter em conta. Mas uma coisa é certa: quem tirou esta fotografia pode ensinar-nos uma coisa ou duas sobre sermos corajosos.
Anão por uma árvore
Os humanos conseguem criar objectos e estruturas enormes, mas será que conseguimos ultrapassar a Mãe Natureza? Aparentemente, não. Esta árvore gigantesca foi encontrada numa praia em La Push, uma pequena comunidade no Estado de Washington.

A árvore provavelmente caiu de um penhasco e foi levada pela água. É a isto que se chama madeira à deriva. A árvore destruída tem mais de 90 metros de comprimento e 13 metros de comprimento à volta do tronco. Esta árvore foi uma das dezenas de árvores que deram à costa na praia.
Não é um Dementador
Os Potterheads de todo o mundo estão familiarizados com o aspecto dos dementadores e com as criaturas terríveis que eles são. Esta coisa enorme a flutuar no céu parece-se certamente com um dementador. Se olharmos mais de perto, podemos ver que é um papagaio com a forma de uma lula.

Megalófobo ou não, qualquer pessoa ficaria assustada se visse esta coisa a flutuar por cima da sua casa. Imagens como esta ajudam-nos a compreender melhor porque é que algumas pessoas têm megalofobia.
Ponta do icebergue
Imagine que acorda uma manhã e vê um enorme icebergue atrás da sua casa. É um bocado assustador, não é? Esta é a fotografia de um enorme icebergue captada quando passava por uma casa na Gronelândia.

Não se compreende a verdadeira dimensão do icebergue até se olhar para a casa que está à sua frente. Isso põe realmente o tamanho em perspectiva. Quando pensamos no resto do icebergue que está debaixo de água, percebemos que é perfeitamente normal ficarmos assustados com esta vista.
Colocando as coisas em perspectiva
Se tem inclinações científicas, o seu primeiro pensamento pode ser que esta é uma imagem de algo que está a ser visto ao microscópio. No entanto, não é. Trata-se de uma imagem do Sol, e Mercúrio é aquele pequeno ponto preto à sua frente.

Isto dá-nos arrepios, não é? Mercúrio tem um raio de 2.439 km (1.516 milhas). O facto de ser apenas um ponto preto em frente ao Sol mostra o quão grande é o Sol.
Como o Empire State Building
Quando se está num super porta-aviões, é fácil esquecer o quão grande ele é. E esta fotografia é a prova disso mesmo. É ainda mais assustador quando nos lembramos que uma boa parte do navio está debaixo de água.

O navio desta fotografia mede cerca de 333 metros, o que o torna quase tão comprido como o Empire State Building. Pesa aproximadamente 97.000 toneladas e pode transportar mais de 80 aeronaves.
Tirolesa? Talvez noutro dia!
Godzilla é um dos mais populares franchises de filmes baseados num monstro gigante gerado a partir de resíduos de testes nucleares. Há milhões de fãs do Godzilla em todo o mundo e, no Japão, existe um parque temático com várias atracções, incluindo uma réplica da cabeça do Godzilla em tamanho real.

No parque, é possível desfrutar de uma emocionante experiência de tirolesa, que envolve a entrada na boca da caverna do Godzilla. Acreditamos que estamos em sintonia com os megalófobos de todo o mundo quando dizemos que vamos ter de passar essa experiência.
Arte em Veneza
Há muitas formas de aumentar a consciencialização, e Lorenzo Quinn escolheu uma das formas mais arrepiantes de o fazer. As mãos foram feitas para lembrar a subida do nível do mar que ameaça Veneza e outras cidades costeiras em todo o mundo.

Felizmente, a instalação de arte em Veneza era temporária. Só podemos imaginar como os megalófobos da cidade se teriam sentido ao olhar para ela.
Demasiado grande para levar para casa
As baleias são os maiores animais da Terra. Por vezes, pode ser difícil compreender o seu tamanho. Esta imagem ajuda-nos a compreender o quão gigantescas são estas criaturas marinhas.

Esta é uma imagem da coluna vertebral de uma baleia. Este cão pode estar a tentar levar um osso para casa, mas temos a certeza que o pobre coitado vai perceber que é um esforço inútil.
Monte Fuji, Japão
Esta fotografia pode parecer photoshopada, mas garantimos-lhe que não é. Trata-se de uma fotografia do Monte Fuji com a cidade de Fujinomiya na sua base. O Monte Fuji situa-se no Japão e, com 776 metros de altura, é o pico mais alto do país.

O Monte Fuji é o resultado de uma actividade vulcânica que começou há cerca de 100.000 anos. Existem algumas cidades e aldeias perto da montanha, e podemos imaginar os residentes desses locais num estado constante de admiração. Nós também estamos maravilhados, mas não temos a certeza se gostaríamos de viver tão perto.
Enormes, Enormes Âncoras
Há navios enormes por aí e, como já deves ter adivinhado, navios dessa magnitude precisam de equipamento de tamanho correlacionado. Quer ver o que queremos dizer? Veja a âncora nesta imagem. Enorme, não é? À primeira vista, passámos completamente ao lado dos homens na fotografia.

Não nos podem culpar; eles parecem tão pequenos. Aqueles bonecos são, na verdade, pessoas de tamanho real que estão em cima de uma âncora. Estas correntes são importantes para ancorar os navios no mar e evitar que andem à deriva sem destino. Apesar de sabermos a importância destas correntes, isso não as torna menos assustadoras.
A mina de Mirny
Se pensa que isto é apenas um enorme buraco no chão, olhe novamente. Esta é a mina Mir, também chamada de mina Mirny, e é uma mina de diamantes a céu aberto localizada em Mirny, na Rússia. A mina tem mais de 500 metros de profundidade e um diâmetro de cerca de 1.200 metros.

A cidade da imagem rodeia esta enorme mina, e só podemos imaginar como é viver perto de um buraco tão grande no chão. Pode ser assustador, mas os diamantes podem fazer com que valha a pena.
As grandes sequóias
Aqueles que vivem perto de Muir Woods, outrora chamado Redwood Canyon, devem estar familiarizados com as enormes árvores de sequóias ali existentes. As árvores têm cerca de 250 pés, aproximadamente a altura de uma pessoa de 1,80 m, empilhada da cabeça aos pés 40 vezes.

Mais a norte, estas árvores de pau-brasil podem atingir uma altura de 379 pés, ou seja, 74 pés mais altas do que a Estátua da Liberdade. Nesta fotografia, a mulher que está ao lado da sequóia parece tão minúscula. É de admirar como é que ela ainda mantém a calma.
Um Tornado Não Tão Assustador
Aqui está outra fotografia de um tornado. No entanto, ao contrário do anterior, este tornado está apenas a uma milha de distância. O tornado retratado foi um EF1 na escala Fujita melhorada. Um tornado EF1 tem velocidades de vento entre 86 e 110 milhas por hora.

A senhora que está tão perto de um tornado é mais corajosa do que a maioria. Só alguém com uma atitude ousada faria isso. E pensar que ela parece tão calma e equilibrada, como se fosse apenas mais um dia ao sol.
Gigante no Nevoeiro
Mais uma vez, esta imagem não é photoshopada. Também não é o poster de um filme de terror – é muito real. Como se o tamanho do navio não fosse suficiente para nos intimidar, há também um nevoeiro à sua volta. O nevoeiro faz com que o gigantesco navio pareça ainda mais assustador.

Os navios são fantásticos, mas também podem ser aterradores. O maior navio alguma vez construído chamava-se Seawise Giant e tinha um comprimento de 458,45 metros, mais do que a altura de muitos dos edifícios mais altos do mundo.
Oceano ou Massa Terrestre?
À primeira vista, esta imagem parece saída directamente de um filme do fim do mundo. Enquadrar-se-ia perfeitamente numa das cenas de 2012. Ao contrário do que se possa pensar, o que se vê ao fundo não é um tsunami, mas sim uma montanha.

Esta é uma fotografia do Monte Kazbek (ou Monte Kazbegi) na fronteira russo-georgiana. Com cerca de 5.034 metros, o Monte Kazbek é um dos picos mais altos da Rússia e o terceiro mais alto da Geórgia. Temos de admitir que, uma vez retirado o medo que o tamanho desta montanha nos infunde, a paisagem é linda.
O Ensacador 288
Esta escavadora é muito maior do que parece. Esta é uma fotografia da Bagger 288, uma escavadora de rodas com balde ou máquina móvel de extracção de minério. Medindo cerca de 220 metros, a Bagger 288 pesa 13.500 toneladas e é considerada o maior e mais pesado veículo terrestre do mundo.

Esta máquina monstruosa foi projectada ao longo de cinco anos e levou cinco anos a ser montada. A sua construção custou cerca de 100 milhões de dólares. Reparou como as pessoas da frente são minúsculas? É fácil sentir arrepios só de olhar para a imagem completa.
Um grande artrópode
Isto é provavelmente algo saído directamente do pesadelo de um megalófobo. É uma santola japonesa, e é conhecida por ter a maior envergadura de pernas conhecida de qualquer artrópode. Estes caranguejos-aranha podem crescer até 3,7 metros e pesar 19 kg.

Os caranguejos-aranha japoneses foram classificados como uma espécie em vias de extinção devido à sobrepesca. Vivem nas águas em redor do Japão e são pescados e consumidos em muitos locais da nação insular. Apesar de parecerem intimidantes, estas criaturas marinhas são praticamente inofensivas.
A Lua e Saturno
Aqui está outra imagem de um planeta do nosso sistema solar. O corpo grande e vistoso à frente é a Lua, e Saturno é o pequeno planeta atrás dela. Embora Saturno seja 20 vezes maior do que a Lua, o facto de estar 3.000 vezes mais longe de nós do que a Lua faz com que pareça tão pequeno.

Esta imagem lembra-nos como somos insignificantes em comparação com o resto do universo. Se fôssemos colocados mesmo em frente de Saturno, seríamos definitivamente difíceis de detectar à distância.
Escolher o Jardim Zoológico
Estão a ver? O tamanho do autocarro escolar é insignificante em comparação com o tamanho dos dois camiões de transporte, e parece um autocarro modelo ao lado deles. Até os pneus dos camiões de transporte são maiores do que os do autocarro escolar!

Esta é uma das razões pelas quais preferimos fazer uma visita de estudo ao jardim zoológico. Sabemos que uma visita de estudo à mina pode ser igualmente divertida, mas ver coisas como esta vai certamente assustar-nos.
Uma Erupção Vulcânica
Em 27 de Março de 1980, o vulcão Mount St. Helens entrou em erupção. A erupção foi o acontecimento mais mortífero e mais destrutivo do ponto de vista económico na história recente dos Estados Unidos. Não só bateu vários recordes, como também afectou grandemente o clima mundial.

A erupção criou uma nuvem de cinzas com mais de 80.000 pés (15 milhas) de altura e causou o maior deslizamento de terras alguma vez registado. Esta imagem pode não fazer justiça suficiente ao evento, mas mesmo assim estamos aterrorizados e impressionados.
As Mãos Grandes
Se alguma vez for ao Vietname, visite a bela e fascinante Ponte Dourada perto de Da Nang. A ponte pedonal tem 150 metros de comprimento e foi concebida para ligar a estação de teleférico aos jardins e proporcionar uma vista panorâmica.

A ponte foi recentemente inaugurada em 2018 e é suportada por duas mãos gigantescas. Para pôr as coisas em perspectiva, olhe para o edifício à esquerda. De facto, a ponte é enorme!
Pior que um Furacão
Até agora, vimos algumas imagens de tornados e achámo-las aterradoras. Mas os tornados não são tão aterradores como as trombas de água. A tromba de água nesta imagem é uma tromba de água tornádica, que são tornados que se formam sobre a água ou que se deslocam da terra para a água.

Esta fotografia foi tirada em Clearwater, na Flórida, e só temos respeito pelo fotógrafo que a tirou. As trombas de água são bastante comuns na Flórida, mas felizmente não causam muitos danos, uma vez que as pessoas vivem longe da costa.
Esqueleto da Home Depot
Este esqueleto gigante foi colocado na Home Depot, e temos muitas perguntas a fazer. A questão mais importante é – porquê? Porque é que criaram esta monstruosidade? Gostaríamos muito de conhecer o processo de pensamento deles.

Seria uma decoração fantástica para o Dia das Bruxas, mas há decorações fantásticas que não têm um tamanho assustador. Temos a certeza de que muitas pessoas adoram o tamanho deste esqueleto e orgulhar-se-iam de o ter à frente das suas casas.
À deriva no espaço
Muitos de nós já sonhámos com viagens espaciais. A ideia de flutuar no espaço é muito apelativa. Mas esta imagem faz com que pareça mais um pesadelo. A ideia de andar à deriva, sozinho na escuridão e no vazio do espaço, já não parece tão apelativa.

A pessoa capturada nesta fotografia é um astronauta da NASA, Bruce McCandless II. Ele é a primeira pessoa a completar um passeio espacial sem amarras usando a Unidade de Manobra Tripulada. A única coisa que o mantém vivo nesta fotografia é o seu fato espacial.
Do Rei Alberto ou da Rapunzel?
É fácil confundir esta torre com uma de um filme da Disney. De facto, parece-se muito com a torre da Rapunzel, aquela de onde ela solta o cabelo. No entanto, esta é uma imagem da torre do Rei Alberto em Somerset, Inglaterra.

A pessoa que se encontra na base da torre dá-nos uma ideia de como esta é verdadeiramente gigantesca. A torre tem cerca de 49 metros de altura e existe desde o início da década de 1770.
Forma e tamanho estranhos
Se achas que isto é photoshopado, garantimos-te que não és o único. As nuvens parecem tão irreais e assustadoras. Infelizmente, as nuvens são reais. Aterrorizantes, arrepiantes e reais.

As nuvens não são assustadoras apenas pelo seu tamanho, mas também pela sua forma. Este tipo de nuvem só foi classificado como um novo tipo de nuvem em 2017. Por isso, se estiveres a navegar e vires nuvens como estas, não te preocupes. Está perfeitamente seguro.
Não é um canguru vulgar
Os cangurus são geralmente vistos como animais fofos e saltitantes. O facto de terem bolsas onde as crias são guardadas e onde podem crescer torna-os ainda mais bonitos. Mas nem todos os cangurus são giros e amigáveis.

Esta é uma fotografia de um canguru gigantesco com 2 metros de altura. A sua altura já é suficientemente assustadora, mas o facto de este enorme animal estar a perseguir esta cidade é mais do que horrível. Se vivêssemos neste sítio, não pensaríamos duas vezes em sair e encontrar um novo refúgio.
A Beleza da Arte
A Central Eléctrica de Orlando, no Soweto, Joanesburgo, foi construída em 1935. A central eléctrica esteve operacional até 1998 e, em 2008, foi transformada num centro de entretenimento e negócios. As torres de refrigeração abandonadas tornaram-se um ponto turístico popular para os entusiastas da adrenalina.

Passamos ao lado do bungee jumping, da natação em pêndulo e de outros desportos radicais. No entanto, podemos apreciar a beleza das obras de arte nas torres de refrigeração.
O Empire State Building
Construído entre 1930-1931, o Empire State Building é um dos símbolos mais famosos da cidade de Nova Iorque e dos Estados Unidos em geral. O nome do edifício deriva de “Empire State”, a alcunha da cidade de Nova Iorque.

Esta fotografia foi tirada em Nova Jérsia, e o edifício parece muito mais assustador e assustador ao lado das pequenas casas por baixo dele. Embora o Empire State Building não faça parte da lista dos cinco edifícios mais altos do mundo, o seu tamanho continua a ser bastante assustador.
O Olho do Dragão
À primeira vista, isto parece o olho gigante de um animal monstruoso. No entanto, não é. Esta é a mina de pedra Olho de Dragão de Lancanshire, em Inglaterra. Não é difícil perceber porque é que esta mina foi baptizada assim.

A gruta do Olho do Dragão é muito bem guardada pelos habitantes locais e só se pode aceder a ela através de uma janela no chão. A sua localização só é conhecida por alguns exploradores urbanos, o que nos agrada bastante, pois reduz ainda mais as nossas hipóteses de a visitar.
Realidade ou Ilusão?
Esta imagem é uma daquelas que pode incutir um misto de admiração e terror. É um pesadelo para os talassofóbicos (pessoas que têm fobia de águas profundas). Esta fotografia mostra a cascata subaquática na ilha Maurícia.

Parece que a água à superfície do oceano está a cair em cascata nas profundezas, como uma cascata por baixo da água. No entanto, isso é apenas uma ilusão de óptica. Na realidade, a “cascata” é apenas depósitos de sal e lodo. A água não é tão profunda como parece e é perfeitamente segura para nadar.
Guarde os adereços
Os estúdios de cinema costumam guardar os adereços que utilizam na realização de um filme. Para além de os adereços lhes custarem muito tempo e dinheiro, podem precisar de os utilizar novamente. No entanto, o estúdio por detrás de Redwood não recebeu o memorando.

Eles deixaram para trás um adereço de estátua depois de produzir o filme de terror Redwood em 2017. A estátua foi mantida dentro do mausoléu de Emil Becker em Maciejowa, na Polónia. Se o tamanho por si só não é suficiente para lhe dar pesadelos, o rosto e o corpo desta criatura devem fazê-lo.
Grandes Dunas de Areia
A Namíbia tem locais fantásticos e inspiradores. Em Deadvlei, que fica perto da mais famosa Sossusvlei, existem algumas dunas extraordinárias. O local onde esta fotografia foi tirada é muito popular entre os fotógrafos, e podemos perceber porquê.

Diz-se frequentemente que Deadvlei tem as dunas mais altas do mundo. As dunas aqui podem atingir até 380 metros. A maior duna de areia em Deadvlei é chamada de “Big Daddy” e tem cerca de 350 metros de altura.
Uma Grande Estátua
Aqui está uma fotografia de uma grande estátua. Esta chama-se Sendai Daikannon e está localizada em Sendai, no Japão. O Sendai Daikannon é a estátua mais alta de uma divindade no Japão e a quinta estátua mais alta do mundo inteiro.

A estátua tem mais de 100 metros de altura e foi feita para representar a Nyoirin Kannon, uma representação japonesa da bodhisattva budista associada à compaixão. Sabemos que ficaríamos assustados se vivêssemos perto desta estátua e tivéssemos de a ver diariamente.
Anão por uma Torre de Relógio
O Big Ben costumava ser a maior torre de relógio do mundo. Esse lugar é agora ocupado pela torre do relógio desta fotografia: a Makkah Royal Clock Tower. A Makkah Royal Clock Tower situa-se na Arábia Saudita, mais concretamente em Abraj Al Bait, um complexo de sete torres propriedade do governo da Arábia Saudita.

A torre do relógio é verdadeiramente gigantesca. Não fazemos ideia de como alguém pode olhar para esta arquitectura impressionante e não ficar completamente admirado.
Brutus, o Crocodilo
Conheça Brutus, um crocodilo gigante de 80 anos da Austrália. Devido ao seu tamanho invulgarmente grande, Brutus tornou-se uma celebridade local adorada por muitos. É um crocodilo de água salgada com cerca de 5,5 metros de comprimento.

Esta fotografia dá-nos uma ideia do seu tamanho. De acordo com os relatos, é o quinto maior crocodilo alguma vez registado, pesando uma tonelada. Com grandes crocodilos como Brutus por perto, tudo o que podemos dizer é para ter cuidado extra quando entrar na água.
Encalhado em Newcastle
Se pensa que aqui foram fundidas duas imagens numa só, pense novamente. Esta é apenas uma imagem; a metade superior é de um navio, e a metade inferior mostra alguns edifícios e vegetação. A imagem completa é capaz de provocar arrepios na espinha.

O navio na metade superior da fotografia é o MV Anthea, anteriormente conhecido como Pasha Bulker. A fotografia foi tirada quando o graneleiro estava encalhado ao largo de Nobby Beach, em Newcastle. As pessoas presentes na praia nesse dia teriam ficado aterrorizadas. Nós sabemos que teríamos ficado.
Mais do que a ponta
Quando lhe mostrámos o enorme tamanho de um icebergue, referimos que pode ser muito maior se considerarmos a parte submersa do icebergue. Esta imagem mostra-nos a parte submersa deste icebergue.

A água é tão clara que podemos olhar através dela e ver o verdadeiro tamanho do icebergue. A transparência da água permitiu que o fotógrafo tirasse uma fotografia para ver quase o fundo do icebergue. Parece que se estende por quilómetros.
O Buraco da Glória
Este vertedouro está localizado na Barragem de Monticello, na Califórnia, e pode ser adequadamente descrito como magnífico mas aterrador. É tecnicamente conhecido como “Morning Glory Spillway”, embora seja normalmente chamado de “The Glory Hole”.

Os vertedouros são utilizados para fazer passar a água das cheias em segurança quando um reservatório está cheio. Este vertedouro engole água a 48.000 pés cúbicos por segundo, esvaziando-a através de um enorme tubo de betão. Consegues imaginar o quão aterrador seria estar equilibrado na borda do vertedouro? Nós também preferimos não imaginar.
As Colinas de Lochaber
A Escócia é um daqueles países conhecidos pelas suas belas paisagens. No entanto, os megalófobos podem argumentar que este cenário é mais assustador do que bonito. Esta parte da Escócia é conhecida como Lochaber, localizada a oeste das Terras Altas da Escócia.

Este lugar está localizado logo abaixo de Lochness, lar do Monstro do Lago Ness. Felizmente, o monstro do Lago Ness não aparece nesta fotografia. As colinas nesta imagem parecem quase surreais, e só podemos imaginar como seria viver aqui perto.
Não é uma mina de sal comum
Há uma mina de sal localizada em Slănic, no condado de Prahova, na Roménia. Foi aberta em 1686. Embora esteja agora fechada para fins de extracção, está aberta a visitantes. A mina de sal está enterrada a mais de 200 metros de profundidade e o tecto mede aproximadamente 55 metros.

A mina possui um microclima com ar condicionado natural e temperatura e pressão atmosférica constantes. A mina pode não parecer grande até se ver as pessoas no canto esquerdo. Parecem formigas. A dimensão desta mina deixa-nos boquiabertos!
Um irmão maior, maior
Se a Estátua da Liberdade fosse uma criança com um irmão mais velho maior, seria esta estátua. Chamada “Estátua da Unidade”, esta estátua é a maior estátua do mundo e está localizada perto de Kevadia, no estado de Gujarat, na Índia.

A estátua tem aproximadamente 182 metros de altura e foi construída em 2018. Foi construída em honra de um estadista indiano e activista da independência. Com uma estátua deste tamanho, é seguro dizer que ninguém se vai esquecer deste homem tão cedo.
A Catedral das Águas Inundadas
Apostamos que qualquer catedral em que já tenhas estado não era nem de perto nem de longe tão grande como esta. Esta é uma fotografia da Catedral das Águas Inundadas, na cidade de Tóquio. O edifício está escondido a 22 metros de profundidade e foi concebido para proteger Tóquio das inundações.

Na época das chuvas, os cursos de água e os rios transbordam frequentemente, e os túneis de inundação constituem uma grande defesa contra isso. Embora esta estrutura não seja uma verdadeira catedral, parece uma. O tamanho desta caverna pode ser visto quando se olha para as pessoas que estão dentro dela.
As Curiosidades Mais Esquisitas da Natureza

A natureza é cenário de diversos fenômenos incríveis. Fenômenos que nem sempre podemos presenciar por ocorrerem em locais muito remotos, ou com animais muito perigosos que não permitem uma observação muito próxima por seres humanos. Felizmente, existem biólogos e pesquisadores que analisam e também explicam esses fenômenos. Além disso, documentários a respeito do assunto trazem uma gama imensa de informações curiosas a respeito de animais, plantas e da natureza em geral, o que nos torna cada vez mais interessados no assunto. Aqui estão reunidas algumas curiosidades a respeito da natureza que talvez sejam inesperadas ou bizarras, mas definitivamente surpreendem qualquer um.
Anfíbios e Chuvas
Algumas pessoas acreditam que os anfíbios “preveem” quando vai chover, porque eles saem dos solos úmidos, onde se escondem em períodos de seca. Assim, algumas comunidades que moram em locais que possuem sapos em sua fauna acreditam que os animais conseguem prever quando vai chover.

Mas, na realidade, os sapos possuem detectores sísmicos nos ouvidos, que captam as vibrações no ar que permitem detectar a formação de frequências de som. Assim que detectam que vai chover, sobem à superfície para continuar seu ciclo de reprodução.
O Rabo do Lagarto
Os lagartos são répteis cobertos por escamas, que possuem quatro membros e uma cauda. Uma das formas de defesa desse animal é soltar sua cauda para distrair seu predador e fugir. Os lagartos forçam uma fratura em um ponto do rabo, que se desprende. O rabo crescerá novamente, mas, nesse caso, se regenerará com um tamanho menor.

Esse processo pode ser repetido, mas a cauda diminuirá cada vez mais. Já em situações em que os animais não estão sob ataque ou estresse, e sua cauda é retirada do seu corpo ao acaso, ela se regenera e volta ao tamanho normal.
Formigas Superfortes
As formigas são insetos conhecidos por sempre andarem juntos uns aos outros e também por carregarem seu próprio alimento até seus locais de moradia. Apesar de seu tamanho pequeno, Esses animais são incrivelmente fortes. Uma formiga pode carregar até 50 vezes sua própria massa corporal, o que é equivalente a um ser humano conseguir levantar duas toneladas e meia.

Além disso, as formigas utilizam suas mandíbulas para cortar as folhas e se alimentarem. As pequeninas são consideradas um dos seres mais complexos do reino animal.
Alex, o Papagaio
Considerado o papagaio mais inteligente do mundo, Alex é um papagaio cinza norte – americano, que se tornou famoso por aprender a reconhecer formas e cores, distinguir palavras e seus significados, e outras habilidades acima do esperado para aves. Em 1977, uma psicóloga animal achou Alex em uma loja de animais, e então iniciou uma pesquisa para entender mais sobre a comunicação dos pássaros.

Depois de 30 anos de pesquisa, Alex falava cerca de 150 palavras e conseguia distinguir mais de 50 objetos, além de conseguir identificar cores diferentes. A ave morreu inesperadamente com 31 anos, após uma infecção de fungos.
Galinha Sedosa
Existe, na natureza, uma raça de galinhas não muito conhecida, denominada Sedosa. Esses animais são um tanto quanto diferentes das galinhas “comuns”, já que possuem uma plumagem completamente atípica. Elas também possuem ossos azuis escuros, lóbulos das orelhas azuis e cinco dedos em cada pé.

As galinhas sedosas também possuem tufos de penas na cabeça e nas pernas. Elas possuem um comportamento muito dócil e amigável.
Guaxinins Inteligentes
Guaxinins são mamíferos conhecidos por seus hábitos noturnos e por viverem em regiões de floresta, ocasionalmente invadindo áreas urbanas e assustando seres humanos. Esses animais são extremamente inteligentes, e podem até abrir fechaduras complicadas após diversas tentativas. Eles também possuem uma

Eles constroem seus próprios redutos utilizando restos de árvores, se comunicam uns com os outros usando um sistema de comunicação com mais de 200 sons e ainda têm a capacidade de manejar objetos.
Orcas Arremessam Focas
Também conhecidas como baleias – assassinas, as Orcas são da mesma família dos golfinhos, porém possuem um porte muito maior. Apesar do nome, são animais dóceis e são encontradas em quase todos os oceanos presentes na natureza. Por ser um superpredador muito versátil, possuem na sua dieta diversas presas diferentes, como peixes, moluscos, tartarugas e focas.

As focas possuem garras e dentes afiados, que as permitem se defender das orcas. Para impedir que isso aconteça, as baleias assassinas as arremessam para fora da água com suas caudas, deixando-as frágeis e debilitadas.
Dedo de Gelo da Morte
O fenômeno conhecido como “Dedo de Gelo da Morte” ocorre quando uma coluna de gelo se estende até o fundo do oceano, congelando e matando tudo o que toca. Isso ocorre devido à alta temperatura do fundo do mar, que se choca com os fluxos de calor do mar quente e formam gelo.

A água salgada se solidifica e forma uma grande estalactite, que, quando toca o chão, faz com que o gelo se espalhe pelo fundo do mar e congele tudo que está à volta.
Galhada dos Cervos
Os cervos são animais reconhecidos na natureza por suas enormes galhadas, que são utilizadas nas brigas com outros machos para disputarem a atenção das fêmeas. Como a reprodução desses animais geralmente ocorre no verão, os chifres podem cair no final do outono ou início do inverno.

Quando os cervos perdem a galhada, eles também perdem o veludo que as recobre. A troca desse veludo ocorre a cada ano. Alguns atletas tomam suplementos de veludo devido à presença de um hormônio de crescimento, semelhante à insulina.
Fungos Cordyceps
No jogo The Last of Us, ocorre o surgimento de uma mutação do fungo Cordyceps, onde passar a afetar seres humanos gerando uma infecção no cérebro dos infectados. No cenário do jogo, quando o fungo entra em contato com o cérebro humano, ele perde sua individualidade e é incapaz de pensar normalmente.

Ao contrário do que muitos pensam, o fungo Cordyceps realmente existe na natureza, mas não afeta os seres humanos. Eles infectam insetos e artrópodes, tomando controle de seus corpos, matando-os lentamente.
Professor Polvo
O documentário Professor Polvo, produção da Netflix, foi ganhador de um Óscar de Melhor Documentário. Ele mostra a história de amizade e proximidade entre um homem, que se aventurou nas profundidades do oceano, e um polvo, que demonstrou ser um ser extraordinário durante o processo.

Assim como demonstrado no filme, os polvos são incrivelmente habilidosos e inteligentes. Eles conseguem reconhecer pessoas, podem ser treinados para desenvolver habilidades de memória, gostam de brincar e possuem três corações, que bombeiam sangue-azul esverdeado.
Pinguim Dindin
Os pinguins são aves extremamente adoráveis que geralmente conquistam os corações das pessoas por sua doçura. Isso aconteceu com um pescador brasileiro, João, que encontrou um pinguim coberto de óleo na praia em Provetá, na Ilha Grande O pinguim já estava muito debilitado e machucado, porém o pescador conseguiu resgatar o animal e passou a cuidar dele.

Apelidado de Dindin, o animal se recusou a ir embora durante algum tempo, mesmo ao ser levado de volta à praia. Algum tempo depois, o pinguim voltou ao mar, porém ele sempre voltava para visitar o pescador. Essas visitas duraram 7 anos, até que o pinguim foi para o mar e nunca mais voltou. João ainda vai à praia e espera o Dindin.
Internet Natural
Os fungos, com suas inúmeras utilidades, são um grande mistério da natureza. Os cogumelos, por exemplo, são utilizados na culinária, atuam como decompositores na natureza e podem ser utilizados como alucinógenos. Os fungos são formados por um emaranhado de pequenos filamentos conhecidos como micélio. Essa rede de micélios ajuda a conectar as diferentes plantas no mesmo solo.

Essa discrição se assemelha ao conceito de internet, já que há transmissão de dados entre as plantas, que podem utilizar essa rede de micélios para trocar nutrientes e até comunicar a presença de “invasores”, liberando toxinas para o ambiente.
Formigas Formam Ilhas
As formigas são insetos que raramente são vistas andando por aí sozinhas. Geralmente, as formigas andam em filas, seguindo a formiga que vai à frente, que libera o chamado feromônio de trilha. Por serem extremamente organizadas, dividem suas atividades entre si e sempre cooperam em prol de seus objetivos coletivos.

Um exemplo dessa coletividade intrínseca das formigas foi observado em Greenville, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Durante inundações que ocorreram no estado, as formigas se juntaram e formaram uma espécie de “ilha”, que era forte o suficiente para resistir às ondas.
Flamingos Nascem Brancos
Os flamingos são um dos animais mais belos encontrados da natureza, devido à sua graça e por sua cor rosa que chama bastante atenção. Apesar de essa ser uma característica marcante dessas aves, os flamingos na verdade nascem brancos e adquirem sua coloração com a alimentação.

Esse tipo de ave se alimenta de algas e camarões, entre outros alimentos, que possuem carotenos – pigmentos orgânicos – que, quando são metabolizados, se unem às moléculas de gordura e se deslocam até as penas. Assim, a cor rosa aparece com a mudança de plumagem.
Fezes Cúbicas
Vombates são marsupiais pequenos, animais originários da Austrália que são bem rechonchudos e fofinhos. Uma curiosidade bem estranha a respeito desses animais presentes na natureza é o formato das suas fezes, que tem formato de cubo. Eles são os únicos animais do mundo capazes de fazer isso.

Apesar de ainda não haver explicação para esse fato, a teoria mais aceita é que conforme a comida é digerida, ela se move no intestino e a pressão interna auxilia a determinar o formato das fezes. Além disso, o ambiente seco no qual esses animais geralmente se encontram pode afetar a forma final das fezes.
Ouvidos dos Grilos
Os grilos são insetos relacionados aos gafanhotos. Eles são encontrados na natureza em locais com árvores e arbustos. Esses insetos que geralmente são reconhecidos pelo barulho que emitem possuem algumas peculiaridades, como o fato de que escutam pelo seu joelho.

Os tímpanos dos grilos ficam abaixo de seus joelhos, onde existem captadores de vibrações sonoras. Quando vão acasalar, eles escutam o canto dos outros grilos quatro vezes, duas vezes em cada ouvido. Essa repetição auxilia as fêmeas a encontrarem os melhores parceiros.
Elefantes
Os elefantes são os maiores animais terrestres. Eles podem ser considerados assustadores por várias pessoas devido ao seu grande porte e suas presas gigantes. Entretanto, esses animais têm mais em comum com os humanos do que a maioria pensa. Um hábito bastante engraçado a respeito dos elefantes é que eles gostam de “chupar” a própria tromba, ato que os lembra da amamentação.

Assim, quando um elefante filhote é abandonado pela mãe, ele chupa a própria tromba da mesma forma que um bebê chupa uma chupeta. Esse hábito não ocorre só quando são filhotes, elefantes podem adotar esse hábito para se sentirem seguros em momentos de estresse, ansiedade ou tristeza.
Patos que Surfam
Patos são aves aquáticas bastante sociáveis e habilidosas. Eles também são bastante ágeis em ambientes terrestres, e conseguem até escalar cachoeiras. Outra habilidade bastante interessante a respeito desses animais é que eles conseguem surfar nas ondas do mar, o que geralmente chama atenção dos banhistas que presenciam a cena.

Um pato domesticado chamado Duck chamou bastante atenção de todos quando estava surfando nas ondas do mar de Gold Coast, na Austrália.
Macaco Capuchinho
O macaco capuchinho é um primata arbóreo que é encontrado na natureza exclusivamente na América do Sul e na América Central. Essa espécie é a mais conhecida e uma das mais inteligentes, sendo a principal espécie de macacos domésticos. Uma curiosidade a respeito dos macacos capuchinhos é que eles podem se lavar com sua própria urina.

Eles fazem isso para atrair as fêmeas para o acasalamento, já que o cérebro das fêmeas reage sexualmente ao odor da urina dos machos adultos.
Listras das Zebras
As zebras são mamíferos pertencentes à família dos cavalos, equídeos, encontrados na natureza na África Central e do Sul. Sua pelagem branca com listras pretas são extremamente características e as tornam inconfundíveis. Essas listras possuem diversas funções, como camuflagem, já que as auxiliam a se misturar com o ambiente, e o controle do efeito térmico, visto que suas listras aumentam de acordo com o aumento da temperatura do local.

Outra função bastante peculiar da pelugem das zebras é que as listras auxiliam a espantar os insetos presentes em seu habitat. Um estudo revelou que os insetos preferem pelagens escuras.
Baratas Sem Cabeça
As baratas são um dos insetos mais odiados pelos seres humanos, devido à quantidade de sujeira e possíveis doenças que carregam consigo, além de sempre atraírem mais baratas e serem difíceis de serem combatidas. Esses insetos são tão resistentes que conseguem até sobreviver sem a cabeça durante algumas semanas!

Por respirarem pelos espiráculos espalhados pelo corpo, as baratas só morreriam por não conseguirem de alimentar. Além disso, esses insetos podem morder as pessoas, o que pode causar ferimentos, reações asmáticas e irritações nos brônquios.
Lagarto de Chifres
O lagarto de chifres pode ser considerado um dos animais mais assustadores presentes na natureza devido a um mecanismo de defesa incomum que eles possuem. Esse réptil possui o corpo todo recoberto por espinhos, o que os auxilia a se camuflar facilmente. Além disso, outra forma de defesa é fingirem que estão mortos.

Entretanto, sua principal e mais assustadora forma de defesa é soltar sangue pelos olhos para assustar seus predadores. Para fazerem isso, eles aumentam a pressão sanguínea na cabeça, rompem os vasos sanguíneos do globo ocular e esguicham o sangue pelos olhos.
Coalas e Árvores
Os coalas são marsupiais originários da Austrália que são queridos pela maioria das pessoas por sua aparência adorável. Esses mamíferos são herbívoros arbóreos e possuem uma relação especial com as árvores em que moram e se alimentam, já que a maior parte da sua dieta é composta por folhas.

Os coalas são fiéis às suas árvores. Eles sempre voltam às mesmas árvores ao longo de sua vida por as considerarem seu território oficial.
Pombos e Obras de Arte
Os pombos são aves que foram trazidas ao Brasil durante o século XVI, quando o país estava sendo colonizado por Portugal. Esses animais não são muito queridos pelas pessoas, já que têm facilidade em se instalar em locais urbanos e formarem infestações, além de carregarem e espalharem doenças.

Apesar de sua má fama, os pombos podem se mostrar bastante inteligentes. Alguns pombos treinados foram capazes de distinguir obras de arte de Pablo Picasso e Claude Monet.
Pandas e Seus Filhos
Os pandas são mamíferos onívoros nativos da China, eles se alimentam majoritariamente de bambus. Esses animais são incrivelmente adorados pelas pessoas por sua aparência fofa e adorável, e por serem brincalhões e engraçados. Além disso, saíram recentemente da lista de animais com risco de extinção!

Uma curiosidade a respeito desses animais é que, quando ocorre o nascimento de gêmeos, a mãe escolhe apenas um filhote para cuidar e deixa o outro à própria sorte. Assim, é garantida a sobrevivência de pelo menos um dos filhotes.
Lontras
As lontras são mamíferos encontrados na natureza em rios ou em lagos, já que todas suas espécies são nadadoras. Para facilitar sua vida em ambientes aquáticos, possuem os dedos unidos por membranas interdigitais, que as permite nadar. Esses animais possuem uma aparência bastante adorável, o que conquista o coração de diversas pessoas.

Uma curiosidade a respeito das lontras é que elas dormem de mãos dadas com os parceiros, para evitar que se percam umas das outras durante o sono.
Ovelhas
As ovelhas são mamíferos ruminantes campestres, que necessitam de espaços rurais bastante grandes. Esses animais são extremamente dóceis e amigáveis, além de serem de extrema importância para a economia, por serem fontes de laticínios, carne, lã e couro.

As ovelhas também são incrivelmente inteligentes e habilidosas. Elas são capazes de reconhecer expressões faciais e gostam quando sorriem para elas. Além disso, conseguem reconhecer pessoas e até mesmo reconhecerem umas às outras em fotos.
Tartaruga e o Meteoro
As tartarugas são répteis que possuem seu corpo protegido por uma estrutura denominada casco, que impede dano aos órgãos internos em casos de ataques de predadores. Os répteis possuem algumas das espécies mais antigas que conseguiram sobreviver no planeta Terra, mesmo após o meteoro que matou os dinossauros.

Trata-se da Laurasichersis relicta,a única espécie de tartarugas primitivas terrestres na natureza que sobreviveu ao meteorito que dizimou os dinossauros há milhões de anos. O motivo pelo qual essa espécie sobreviveu ao acontecimento ainda é um mistério para pesquisadores.
As fobias são muito comuns. Diferentes objectos, animais ou situações fazem com que as pessoas sintam medo. Desde a fobia a aranhas e ao escuro até ao medo de estar em espaços apertados, estes medos podem ser irracionais, mas são reais. Existem centenas de fobias reconhecidas, e a megalofobia é uma delas. Este medo pode estender-se a qualquer coisa que seja naturalmente ou não naturalmente grande. Pode incluir estátuas, quedas de água e animais aquáticos. Aqui estão algumas imagens que podem deixar os megalófobos bastante assustados.