Anne Frank nos seus dias felizes
Esta fotografia pode parecer apenas duas mulheres pequenas a desfrutar do seu dia numa praia. Mas há aqui uma história interessante. A fotografia foi tirada em 1940 e mostra Margot Frank ao lado da sua irmã mais nova, Anne. Esta fotografia foi encontrada no álbum de fotografias de Anne Frank, intitulado Zandvoort.

Dois anos depois de esta fotografia ter sido captada, Anne documentou a sua vida na clandestinidade, que todos conhecemos agora como O Diário de Anne Frank. Pode dizer-se que esta fotografia foi um exemplo da calma antes da tempestade.
Descolagem bem sucedida
Esta fotografia mostra Valerie Anders e Sue Borman, as esposas dos astronautas William Anders e Frank Borman. Foi tirada em 1968, no preciso momento em que ouviram as vozes dos seus maridos em órbita, na missão Apollo 8.

A Apollo 8 foi a primeira nave espacial tripulada de sempre que chegou à Lua, a orbitou e regressou em segurança. Por isso, não é preciso dizer que as reacções de Valerie e Sue fazem todo o sentido.
Uma Celebração
Se está a perguntar-se o que as pessoas nesta fotografia estão a fazer, nós explicamos-lhe. Não estão a destruir nenhum monumento sagrado – estão, na verdade, a celebrar. Esta fotografia foi tirada na Etiópia em maio de 1991.

Os manifestantes estavam a celebrar o fim do reinado da União Soviética. Para tal, destruíram a estátua de Vladimir Ilyich Lenine, o líder dos bolcheviques russos. Também danificaram outros monumentos do género que representavam o regime opressivo do país.
Viver a vida no limite
Isto é que é viver a vida no limite! Aqui temos um grupo de acrobatas a equilibrar-se no topo do Empire State Building em 1934 – apenas alguns anos depois de o arranha-céus ter sido construído.

Localizado em Manhattan, o Empire State Building tem 102 andares e demorou um ano a ser construído. A construção começou em março de 1930 e terminou em abril de 1931. Apenas alguns anos mais tarde, estes três corajosos homens aceitaram um desafio arriscado!
Monte Vesúvio
O Monte Vesúvio, em Itália, localizado acima do Golfo de Nápoles, tem uma história destrutiva e cheia de imprevisibilidade. Já entrou em erupção várias vezes. Nesta fotografia, tropas observam a erupção do Vesúvio em 1944.

Não houve erupções desde esse ano – embora, desde 1944, tenha havido alguns casos em que deslizamentos de terra na cratera causaram nuvens de poeira de cinzas, levantando falsos alarmes de uma erupção.
Sorrateiro, Sorrateiro
Antes que perguntem, isto não é uma fotografia dos sapatos do Fred Astaire. Na realidade, está a ver uma fotografia antiga da polícia de 1924 – na qual um agente da polícia é visto a experimentar o que era conhecido como um “sapato de vaca”.

Feitos de uma tira de metal que é depois colada a um bloco de madeira, estes sapatos são esculpidos para se assemelharem ao casco de uma vaca. Eram usados pelos vendedores ambulantes para disfarçar as suas pegadas durante a época da Lei Seca, de 1920 a 1933.
Cliques raros de Einstein
Aqui, pode ver-se o famoso físico teórico Albert Einstein fotografado com a sua mulher, Elsa, no Grand Canyon, em 1931. Também se vê o assistente de Einstein, Walther Mayer, e a sua secretária Helen Dukas.

De acordo com a inscrição no verso da foto, ela foi capturada no caminho de volta de Pasadena, na Califórnia. Pelo que parece, estava um dia bastante solarengo no Golden State.
Desempenho Explosivo
O alpinismo é uma atividade popular para muitos. Afinal, quem é que não gosta da vista do topo de uma montanha? Pelo menos, era isso que o famoso bailarino Gene Nelson tinha em mente. Esta fotografia foi tirada no Nevada, num penhasco com vista para Frenchman Flat.

O fumo que se vê junto à coxa da bailarina não é nada de vulgar. É uma nuvem em forma de cogumelo que se seguiu à detonação de uma bomba atómica, a uma distância de 40 milhas. Agora, sabem exatamente porque é que o Nelson intitulou o seu movimento de dança “Atom Antic”.
As Bananas Chegaram
Quando se olha para esta fotografia à primeira vista, parece que as pessoas estão simplesmente a comprar e/ou a vender bananas. Apenas mais um dia no mercado! Mas esta fotografia não foi tirada num dia qualquer.

Na realidade, a fotografia foi tirada no dia em que um dos primeiros lotes de bananas foi enviado para a Noruega – em 1905. Pesava mais de 6.500 libras e vinha em caixotes. Uma ocasião de alegria, de facto!
Alienígena
Na foto, Bolaji Badejo (agosto de 1953-dezembro de 1992), nascido na Nigéria. Badejo foi um artista plástico e ator. Ficou conhecido como um dos artistas mais improváveis de Hollywood no ecrã, graças ao seu papel de extraterrestre no filme Alien de Ridley Scott, de 1979.

Nesta foto, Badejo está realmente a usar o seu fato do agora clássico thriller de ficção científica.
Coração Pesado
Joseph F. Ambrose foi um veterano da I Guerra Mundial. Nesta fotografia, está sentado junto ao local da dedicação oficial do Memorial dos Veteranos do Vietname, em Washington D.C. A fotografia foi tirada em novembro de 1982 e é de partir o coração.

Porquê? Bem, acontece que Ambrose foi fotografado a segurar a bandeira dos EUA que foi usada para cobrir o caixão do seu filho. O seu filho foi martirizado durante a Guerra da Coreia, que teve lugar em 1951.
Senhora Liberdade
Em 1865, Edouard de Laboulaye – um intelectual e ativista francês – propôs a construção de uma estátua da liberdade nos EUA. Este monumento não só serviria para assinalar o centenário da independência dos Estados Unidos e da sua amizade com a França.

A escultura começou a ser projectada em 1871. A construção começou em 1876 (foto aqui), mas a estátua inteira foi concluída e montada em Paris entre 1881 e 1884. A estátua foi então apresentada ao ministro dos EUA em França antes de ser desmontada e enviada para os Estados Unidos a 4 de julho de 1884.
Chapéus por todo o lado
Quando se olha para esta fotografia, pode pensar-se que provavelmente foi planeada, mas não foi. Trata-se apenas de um dia normal em Nova Iorque, em 1930. Capturada no Garment District de Manhattan, esta área tem sido o centro da indústria da moda americana desde, pelo menos, o início do século XX.

Em todo o caso, toda esta formação é de cortar a respiração – quase como se estivéssemos a assistir a uma espécie de flashmob. Só podemos imaginar como o fotógrafo ficou hipnotizado depois de tirar esta fotografia!
A Teleforça
Nikola Tesla era famoso, mas não era muito apreciado como inventor. Nesta fotografia, pode vê-lo sentado no seu laboratório ao lado da sua invenção, o Teleforce.

De acordo com o inventor, a Teleforce poderia “enviar feixes concentrados de partículas através do ar livre, com uma energia tão tremenda que derrubaria uma frota de 10.000 aviões inimigos a uma distância de 200 milhas da fronteira de uma nação defensora e faria com que os exércitos caíssem no seu caminho”.
À frente do seu tempo
Nascida e criada no México, Frida Kahlo foi uma pintora conhecida pelos seus muitos retratos, nomeadamente auto-retratos e obras inspiradas na natureza e nos artefactos do México.

Uma mulher que andava ao ritmo do seu próprio tambor, não é surpresa ver Frida a usar um fato em vez de um vestido – ao contrário do resto das mulheres na fotografia. A fotografia pode ter sido tirada em 1924, mas não há como negar que Frida estava muito à frente do seu tempo.
Tudo por uma nova camada de tinta
Baptizada com o nome do engenheiro Gustave Eiffel, a Torre Eiffel é uma torre de treliça de ferro forjado situada em Paris. A construção começou em janeiro de 1887 e foi concluída em março de 1889.

Na foto, um grupo de rapazes a pintar a Torre Eiffel em 1932. Não sabemos quanto a vocês, mas não nos pagariam o suficiente para escalar a Torre Eiffel – só por uma nova camada de tinta.
Gigantesco Empreendimento
A barragem Hoover é uma barragem de betão em arco-gravidade situada no Black Canyon do rio Colorado. Construída entre 1931 e 1936, durante a Grande Depressão, o seu principal objetivo é aproveitar o rio Colorado para evitar inundações catastróficas periódicas, distribuir água e gerar energia hidroelétrica para o Sudoeste.

Mesmo para os padrões actuais, este era um projeto gigantesco – e, no entanto, conseguiram terminá-lo dois anos antes! Esta fotografia foi tirada durante o processo de construção.
Grandes Amigos
Nesta fotografia, tirada durante os anos 60, o ator e ativista social Harry Belafonte partilha uma gargalhada com o líder dos Direitos Civis Martin Luther King, Jr. Acontece que Belafonte esteve na vanguarda do movimento dos Direitos Civis, trabalhando em estreita colaboração com o reverendo Martin Luther King, Jr.

De acordo com o próprio Belafonte, “a parte da minha vida que é importante para mim tem a ver com o meu ativismo […] Eu era um ativista muito antes de me tornar um artista. Ambos se servem um ao outro, mas o ativismo está em primeiro lugar”.
O sítio mais feliz da Terra
Depois de olhar para esta fotografia, não é difícil dizer que foi tirada no “Lugar Mais Feliz da Terra”. No entanto, este não foi um dia normal. Esta fotografia foi tirada a 17 de julho de 1955 – o dia em que a Disneylândia abriu os seus portões pela primeira vez.

Construída em 160 hectares de antigos laranjais em Anaheim, Califórnia, a Disneylândia recebe atualmente mais de 18 milhões de visitantes por ano. Em homenagem ao próprio Walt Disney, que faleceu em 1966, a Disney World foi inaugurada em 1971 em Orlando, Flórida.
O último voo de Orville
É um facto bem conhecido que Orville Wright foi um dos dois irmãos a quem geralmente se atribui a invenção, construção e voo do primeiro avião a motor bem sucedido do mundo.

40 anos após o primeiro voo bem sucedido do avião dos irmãos Wright, Orville foi convidado a voar no Lockheed Constellation em 1944. De acordo com o próprio Wright, a envergadura de 123 pés do protótipo do avião era, na verdade, mais longa do que o seu primeiro voo, que voou apenas 120 pés.
Voar com o planador Wright
Já mencionámos os irmãos Wright e o seu contributo para o mundo. Bem, esta fotografia mostra Orville e Wilbur em ação. Quantas vezes é que se pode ver a história em ação? O que está a ver aqui é o planador Wright.

A fotografia foi tirada em 1911, em Kitty Hawk. Orville pode ser visto a sair do avião enquanto Wilbur Wright e Alec Ogilvie (à esquerda) o estabilizam.
O primeiro Walmart de sempre
Esta imagem pode não parecer grande coisa… afinal, é apenas uma montra. Mas, na verdade, o que está a ver é história em construção. O empresário Sam Walton comprou esta loja – Walton’s 5 & 10 – a Luther E. Harrison em Bentonville, Arkansas, em 1950.

Em 1968, esta única loja tinha-se expandido para fora do Arkansas e para o resto do Sul dos Estados Unidos na década de 1980, criando a cadeia atualmente conhecida como Walmart. A empresa introduziu então a sua cadeia de clubes de armazém Sam’s Club em 1983 e as suas primeiras lojas Supercenter em 1988.
Pôr do sol em Marte
Esta fotografia de arquivo da NASA mostra o pôr do sol no terreno rochoso de Marte. É isso mesmo – estamos a falar do vizinho do nosso planeta. O rover Curiosity da NASA captou esta imagem a 15 de abril de 2015.

A câmara do mastro, ou Mastcam, registou estas imagens. Pode ver alguma neblina nesta imagem; é poeira marciana que está suspensa na atmosfera entre as tempestades de poeira. Que fixe deve ter sido a sensação de captar estas imagens!
O Leão da MGM
A história do Leão da MGM é interessante! Na foto está Jackie, o segundo leão da MGM, no estúdio em 1928. Desde 1917, foram utilizados 11 leões diferentes para o logótipo da MGM.

Apesar disso, a MGM refere-se a todos os leões usados na sua marca registada como “Leo the Lion” – embora o único leão realmente chamado “Leo” esteja em uso desde 1957. Em 2021, no entanto, a MGM introduziu um novo logótipo CGI que apresenta um leão parcialmente baseado no Leão.
Personificação da força
O bullying não é uma brincadeira e pode afetar as pessoas de mais formas do que se possa imaginar. Esta fotografia tirada em 1957 é a prova de como Dorothy Counts se sente desconfortável ao sentar-se sozinha. Ela foi a primeira rapariga negra suficientemente corajosa para frequentar uma das escolas americanas exclusivamente brancas.

Ela era uma mulher forte porque, apesar de ter sido gozada e provocada pelos seus colegas brancos na Escola Secundária Harry Harding, em Charlotte, não deixou de ir à escola. E só isso já é louvável.
Rapaz austríaco inocente
Não há nada tão puro como as emoções de uma criança. Se não acreditas em nós, só tens de olhar para esta fotografia. É provavelmente a coisa mais doce que alguma vez verá.

Esta fotografia foi tirada na Áustria durante a Segunda Guerra Mundial. Este rapazinho austríaco ficou em êxtase ao receber sapatos novos.
Kathrine Switzer – Primeira mulher a terminar uma maratona
Houve uma altura em que se pedia às mulheres que ficassem simplesmente sentadas em casa sem fazer nada. Foi um longo percurso até chegarem ao ponto em que se encontram atualmente e não tem sido fácil. Esta fotografia é a prova desse percurso.

Tudo o que Kathrine Switzer queria fazer era correr a maratona de Boston de 1976 e os organizadores da corrida não o permitiram. No entanto, isso não a impediu de completar a corrida. Tornou-se a primeira mulher a terminar uma maratona.
Reação ao Som
Ser capaz de ouvir é um privilégio. Aqueles que conseguem ouvir não se apercebem da sorte que têm por terem essa capacidade. Há algumas pessoas no mundo que não são tão afortunadas.

Tomemos como exemplo Harold Whittles, de cinco anos. Apesar do facto de ter nascido surdo, ouviu som pela primeira vez em 1974. Esse momento foi captado pelo fotógrafo Jack Bradley. A expressão de choque no rosto de Harold foi o resultado do facto de ter sido transportado e ouvido som pela primeira vez.
Bichos de Estimação
Esta fotografia foi tirada durante um dos períodos mais difíceis da história – A Grande Depressão, uma grave depressão económica mundial que ocorreu sobretudo durante a década de 1930. Foi a depressão mais longa e mais generalizada do século XX.

No auge da Depressão, em 1933, cerca de 13 milhões de pessoas estavam desempregadas. Esta fotografia, por exemplo, mostra um homem com toneladas de experiência e mérito… mas que foi forçado a andar pelas ruas com um cartaz às costas na tentativa de conseguir um emprego algures.
Mudar de faixa
Reorientar o nosso cérebro para fazer algo diferente daquilo a que estamos habituados, bem, isso nunca é fácil. Por exemplo, esta fotografia fantástica. Quem não sabe, vai pensar que se trata apenas de uma fotografia do trânsito rodoviário.

Na realidade, esta fotografia foi captada em 1967, quando a Suécia passou a conduzir do lado esquerdo da estrada para o lado direito. Agora, toda esta confusão faz sentido!
Fotos de Fotos Vintage Incríveis
Estas fotos de vindima vão trazê-lo de volta ao passado. Dizem que uma imagem vale milhares de palavras e estas põem realmente isso à prova.
Fotos de Senhoras – Londres, 1930s
É inegável que estas senhoras estavam vestidas para uma grande ocasião. Parece que elas tinham acabado de ser deixadas no local desejado e foram apanhadas pelas câmaras enquanto caminhavam que duraram 100 metros até ao local do evento. O resultado final foi o que muitos músicos hoje em dia se orgulhariam de ter como capa de álbum. Lembra-se da cena clássica de Reservoir Dogs com a equipa a caminhar em câmara lenta pela rua? Estas senhoras foram os originais Reservoir Dogs.

Harley Equitação Homem – 1955
O casaco de couro e o cabelo oleado. Se não se estava a abanar estas duas coisas nos anos 50, então simplesmente não se estava a arrefecer o suficiente. Ser um hábil condutor de uma mota era apenas a cereja no bolo e uma desculpa perfeita para uma foto de época como esta. Se já viu o filme Grease, então pode confundir este tipo com Danny Zuko. A única diferença é que nem a personagem de John Travolta montou uma Harley.

Chapéus de Capacete no Vento – Filadélfia, 1947
A verdade é que este fotógrafo provavelmente não poderia ter capturado uma imagem tão grande se tentasse. Como estes indivíduos faziam a sua caminhada diária até ao escritório, todos eles seguraram os seus chapéus em uníssono, implicando que o vento era um pouco selvagem demais naquele preciso momento. A qualquer minuto, os seus chapéus podiam ter-lhes arrancado a cabeça, pelo que foram todos forçados a pôr uma mão na cabeça. Por mais vintage que fosse.

Data Noite – 1950s
Quando se trata de encontros, as coisas mudaram muito. Hoje em dia, é considerado mais normal vestir-se mais casualmente e ir a lugares mais formais para o seu primeiro encontro. No entanto, nos anos 50, era bastante normal fazer o contrário: ir a um restaurante americano clássico vestido com o seu melhor traje. Achamos este casal absolutamente adorável, uma vez que o homem segura o batido para o seu encontro ter um gosto. Namorar já não é a mesma coisa.

T-Birds – Nova Iorque, 1950s
Parecia que todos os jovens que queriam fazer parte da multidão tentaram parecer-se com Danny Zuko de Grease. Ou talvez tenha sido Danny Zuko que tentou parecer-se com todos os outros. Seja qual for o caso, foi uma tendência da moda que prevaleceu ao longo dos anos 50. O que é óptimo em fotos de época como estas é imaginar o que este bando de gajos deve ter feito naquele mesmo dia. Além disso, será que ainda estão por perto para contar a história do que aconteceu a seguir?

Modelos de Moda – anos 1960
É uma pena que estes indivíduos glamorosos tenham crescido numa época em que as fotografias a cores eram menos prevalecentes. Estamos mortinhos por saber exactamente que cores estavam nestes vestidos com um aspecto fantástico. Já podemos adivinhar dois deles – a senhora segunda da esquerda estava vestida de branco e a que se encontrava mais à direita estava obviamente em todo o preto. Sejam quais forem as cores dos outros dois, parece que estes quatro sabiam como fazer uma pose.

Professor Universitário – 1930
Para todos os professores lá fora, esta imagem deve falar volumes. O ensino pode ser uma profissão cansativa e árdua. Está a tentar melhorar os conhecimentos de muitos estudantes. Mas isso não é tudo: quando todas as aulas tiverem sido dadas e o dia tiver terminado, é preciso ir para casa, marcar os seus papéis e planear o dia seguinte. Assim, podemos apreciar a capacidade deste professor universitário de relaxar por um momento e posar com um cachimbo na boca.

Fronteira Mexicana, 1950
Mesmo sem o título desta página, provavelmente não demoraria muito tempo a adivinhar onde esta foto foi tirada em 1950. Palavras como “Tequila” e “Adios Amigos” gritam que esta foi tirada na terra dos vizinhos de língua espanhola dos Estados Unidos – México. As cores vibrantes e os sinais cintilantes não dão uma indicação clara do local exacto onde esta fotografia foi tirada. No entanto, se olharmos para um cartaz em particular, ele diz em letras mais pequenas, “volta outra vez”. Esta deve ser a fronteira.

Currículo humano – 1930s
A forma como as pessoas encontram trabalho tem evoluído ao longo do último século. Durante algum tempo, a principal forma de se candidatar a trabalho tem sido a apresentação de uma folha impressa do seu currículo a empresas. Hoje em dia, pode enviá-lo por e-mail ou mesmo fazer com que empresas o contratem através da sua conta no LinkedIn. No entanto, na década de 1930, algumas saíram à rua e gritaram os seus currículos. Depois, há pessoas como o tipo nesta foto de colecção, que usou o seu currículo como um cartaz humano.

Pai Sentado com Filho – 1937
É uma observação que muitos historiadores já fizeram – mas parece que as pessoas há cem anos atrás pareciam muito mais velhas do que realmente eram. Os jovens de 30 anos de idade em 1937 podiam potencialmente parecer o dobro da sua idade! Veja-se este homem, por exemplo. Pelos padrões de hoje, ele poderia provavelmente passar os 60 anos de idade, mas se tivéssemos de adivinhar, diríamos que ele era pelo menos dez anos mais novo quando esta fotografia foi tirada. Ele parece ter idade suficiente para ser o avô deste rapaz.

Skate para o trabalho, 1982
Uma das fotos mais recentes desta lista de fotos de época, este tipo prova que ainda se pode manter fiel a si mesmo, mesmo que se trabalhe para uma empresa. Na verdade, o skate começou na década de 1940. No entanto, levaria algumas décadas até que o desporto se tornasse popular entre as massas. No entanto, quando esta fotografia foi tirada, a cultura do skate já se tinha generalizado. Imaginamos que este tipo enfiou os seus sapatos na sua mala.

Empresário do Meio Oeste – 1939
Não é certamente uma das maiores cidades dos Estados Unidos. No entanto, isto não impediu o povo de Omaha, Nebraska, de viver a vida da grande cidade nos anos 30. Tomemos este homem, por exemplo, que era certamente uma figura de importância simplesmente baseada no seu traje de aspecto impressionante. Dando ao Chapeleiro Louco uma corrida pelo seu dinheiro, parecia que quanto mais atrás se tirava uma foto, mais o seu traje era uma indicação da sua situação financeira.

Times Square – 1904
Caramba, as coisas mudaram. Hoje em dia, a Times Square de Nova Iorque é o centro comercial da Grande Maçã. É um dos locais mais visitados em todos os EUA e a quantidade de luzes de néon e painéis publicitários é absolutamente espantosa. No entanto, em 1904, há mais de um século, a Times Square parecia uma rua completamente diferente. Para além do edifício One Times Square situado no centro da fotografia, quase não há qualquer semelhança entre então e agora.

Patinador no Gelo em Fato – 1937
É algo que já não se vê realmente, mas na década de 1930, era perfeitamente normal ver homens que se vestiam formalmente a colocar alguns patins de gelo e à procura do ringue de patinagem mais próximo. Hoje em dia, as pessoas patinam no gelo com trajes do dia-a-dia, roupas casuais como calças de ganga e fatos de treino. Na altura, porém, não eram apenas as tendências e circunstâncias da moda que eram diferentes, era a mentalidade. Se quiser ir patinar no gelo depois de um dia difícil no escritório – vá em frente.

Praça Vermelha, Moscovo – 1978
Durante muitos séculos, a Praça Vermelha de Moscovo tem sido o epicentro da vida, cultura e política russas. Entre a icónica Catedral de São Basílio, o Kremlin, e a casa do Presidente, é uma praça que encenou alguns dos momentos mais importantes da história do país. Até hoje, é sem dúvida a parte mais visitada da Rússia e atrai todos os anos milhões de turistas de todo o mundo. É claro que esta foi uma época em que a bandeira soviética ondulava alto e com orgulho.

Homem com Estilo – 1940s
É inegável que na década de 1940, a vida era tão incerta e a guerra estava na mente de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, isto não impediu as pessoas de acordar de manhã, vestir-se de forma inteligente, e descer a rua só porque podiam. Esse era o símbolo máximo da liberdade americana, sendo capaz de fazer exactamente isso. Tomemos como exemplo este homem, que era sem dúvida o homem mais bem vestido da rua principal naquele dia.

Concurso de beleza – 1920
Pode ser uma surpresa, mas este concurso de beleza em particular é bastante recente no que diz respeito à competição clássica. Acredita-se que os concursos de beleza têm sido uma coisa desde a era medieval. Mas, nos últimos séculos, tornaram-se um evento verdadeiramente prestigioso para aqueles que competem. Surpreendentemente, apenas um ano após esta fotografia ter sido tirada, foi o primeiro concurso de Miss América, que teve lugar em Atlantic City, Nova Jersey.

Burger King – 1970s
Embora as cadeias de fast-food em geral já existam há algum tempo, é surpreendente pensar que Burger King tinha apenas duas décadas quando esta fotografia foi tirada nos anos 70. O logotipo deste clássico restaurante de hambúrgueres não mudou muito. No entanto, é relativamente fácil adivinhar o período de tempo de onde veio esta foto vintage, especialmente do esquema de cores psicadélicas e discotecas do exterior do restaurante. Algumas coisas simplesmente nunca mudam, e Burger King é um bom exemplo.

Harlem – 1970s
De várias maneiras, os anos 70 foram uma das piores décadas na história do Harlem. Depois de o governo ter gasto milhões de dólares num plano de dez anos para melhorar praticamente todos os aspectos da vizinhança, foram vistos poucos sinais de crescimento. Devido a questões generalizadas que giram em torno da pobreza, abuso de substâncias, crime e educação deficiente, esta foi uma das áreas de Manhattan que sofreu consideravelmente. Embora o bairro ainda tenha problemas até aos dias de hoje, houve melhorias consideráveis.

Rock N’ Roll
Quando a música Rock N’ Roll rebentou pela primeira vez em cena, os pais foram rápidos a condenar o novo género de música. Tinham a certeza de que promovia a delinquência juvenil, o que é realmente engraçado de se pensar hoje em dia. Olhar para trás para fotografias de miúdos jovens a balançar à moda da época é ouro puro. Basta olhar para a cara deste rapazinho. Ele não parece ter mais de 13 anos de idade e estar a ter o tempo da sua vida. Ele provavelmente escapuliu-se para ir ao baile com todos os seus amigos delinquentes.

Elvis Mania
Muito antes dos Beatles chegarem aos Estados Unidos e darem início à invasão britânica, Elvis Presley estava a fazer com que as mulheres desmaiassem com as suas ancas balançantes, com a sua aparência perigosa e com a sua voz profunda. Com imagens como esta mostrando uma jovem fã feminina a perder o controlo num dos seus sapatos, não é de admirar que os pais pensassem que estas músicas eram uma má influência na sua juventude. As pessoas estavam seriamente assustadas com toda a insanidade causada pelos loucos fãs de Elvis, mas mais tarde o aleatório de Elvis tornou-se muito mais corrente.

Bater no Banjo
Dizem que visitar o mesmo lugar mas num tempo diferente é como visitar um país estrangeiro, e têm razão. A fotografia abaixo, tirada na década de 1920, retrata uma visão que seria tão estranha para nós agora. Contudo, há poucas coisas tão universais como a música, e provavelmente estaríamos a apreciar a canção deste miúdo tanto quanto o seu cão. Este miúdo giro está a arrancar e a esbofetear sem qualquer cuidado no mundo.

Mini Master Flash
Este rapazinho é a epítome da cultura negra dos anos 80. Lembra-se do que é um boombox? Para aqueles demasiado jovens para se lembrarem, vamos deixar adivinhar qual é o item que está na imagem abaixo. Naquela altura, em vez de descarregar música, pressionava-se “gravar” no leitor de cassetes duplas quando a sua canção favorita aparecia na rádio. Curiosamente, o estilo dos anos 80 parece ter feito um regresso, por isso este tipo parecia tão moderno hoje como naquela altura.

Manter a frescura no Verão – Nova Iorque, 1943
Muitas coisas mudaram na cidade de Nova Iorque ao longo dos anos. Uma coisa, porém, que se tem mantido bastante consistente desde que nos lembramos, são os verões quentes. Mesmo em 1943, houve ondas de calor em meados do Verão e os nova-iorquinos encontrariam inúmeras formas de se manterem frescos. Tomemos como exemplo estes amigos, que despejam baldes de água fria gelada uns sobre os outros.

Inspeccionando Fatos de Banho de Mulher – 1920s
Pode estar a olhar para esta foto de colheita e a pensar para si próprio, “o que é que se está a passar? Não ficaríamos surpreendidos porque também estávamos a fazer a mesma pergunta. Isto é uma prova de quanto a sociedade mudou nos últimos cem anos. Este homem estava basicamente a medir os fatos de banho das mulheres para determinar se eram demasiado curtos ou não. Hoje em dia, esta prática não acontece na maioria das partes do mundo, mas nos anos 20, era a norma.

Amigos Tendo um Piquenique – 1900s
Os piqueniques têm sido praticamente uma prática comum desde a aurora do homem. Portanto, ver uma imagem vintage de duas mulheres e um dos seus filhos sentados juntos no parque, a comer fruta e bolo não deve ser uma surpresa demasiado grande. Mesmo assim, pensar que esta fotografia foi tirada há mais de cem anos é absolutamente alucinante. Tudo, desde os vestidos até ao pequeno bule de chá extravagante, grita que esta era de uma época completamente diferente.

Teerão – anos 60
Estas fotos da colheita demonstram claramente como as coisas podem mudar rapidamente em menos de meio século. Na década de 1960, a capital do Irão, Teerão, era como qualquer outra grande cidade ocidental da época. Não só as infra-estruturas da cidade eram modernas e metropolitanas, como a sociedade era geralmente muito mais secular. As pessoas tinham muito mais liberdade para se vestirem da forma que queriam e viverem como achavam adequado. Depois, surgiu a Revolução Iraniana, abrindo o caminho para o Irão que hoje se vê.

Punk Rocker – 1970s
Se alguma vez existiu uma subcultura que radicalizou completamente a forma como o rock n’ roll era percebido, tem de ser o género punk. Este estilo acrescentou uma nova camada de atitude ao que já era considerado como um estilo de música que empurrava o envelope. Bandas como The Sex Pistols, The Clash, e The Ramones estiveram na vanguarda do punk e do heavy influenciaram a forma como as pessoas se vestiam, falavam e até pensavam. Este homem era um típico assinante do género.

Estrada para Woodstock – 1969
O festival de música mais emblemático de todos os tempos, Woodstock decorreu de 15 a 17 de Agosto no Verão de 69 e contou com nomes como Santana, Grateful Dead, Janis Joplin, The Who e Jimi Hendrix, para citar alguns. Aqueles que tiveram a sorte de assistir a esta extravagância rock n’ roll inundaram as Catskills como uma peregrinação dos tempos modernos. Como se pode ver, algumas pessoas tentaram evitar grandes massas de fãs, fazendo sestas nos seus próprios carros.

Senhoras mergulhando os seus dedos – 1944
Esta fotografia remete para um tempo mais simples em que um grupo de senhoras podia divertir-se e ainda assim entrar em contacto com o seu filho interior. O que mais se destaca para nós nesta foto são os belos e coloridos fatos de banho.

Senhora com Top tricotado – anos 60
O que é tão hipnotizante nesta imagem vintage é como o top tricotado que a senhora está a usar parece estar à frente do seu tempo. Embora o desenho da gravata e da gola seja bastante fixe, o tricô confere-lhe uma qualidade que lembra um jogo de vídeo de 8 bits, algo que se associaria mais à cultura dos anos 80. Não só o contraste do laranja e do preto se destaca, mas o rímel da senhora aparece de uma forma complementar.

Obtendo alguma sombra – França, 1955
Lembra-se da canção “Everybody Loves the Sunshine” de Roy Ayers? Bem, acreditamos que isto deveria ser mudado para “99% das pessoas amam o Sol”, porque sejamos realistas – nem todos são fãs. Enquanto esta senhora francesa estava feliz em 1955 por se sentar ao sol enquanto bebia um pouco de limonada, fazia sentido para ela sentar-se debaixo do tom amarelo para proteger a sua pele pálida dos raios do sol. Adoramos o tema amarelo ligado pela tonalidade, a limonada, e o seu cabelo louro.

Carona com Flores – Oklahoma, 1973
Estamos puramente a especular que esta jovem andava à boleia enquanto carregava um ramo de flores. Mas tudo o que sabemos, ela estava simplesmente na berma da estrada no Dia dos Namorados e a vender flores a transeuntes que precisavam de comprar no último minuto. É inegável que a ligação entre o facto de ela segurar flores e usar uma camisa com um tema florido é um pequeno detalhe fixe. No entanto, não é certamente tão fixe como a própria senhora.

Casais Banho de Sol – 1940s
Seremos apenas nós, ou será que estes dois casais estavam ansiosos pelo seu duplo dia de saída, apenas para ter = uma quinta roda juntar-se no último minuto? Com base nesta foto vintage dos anos 40, isso parece ser o que aconteceu. De qualquer modo, este grupo de amigos parecia estar a divertir-se o suficiente na sua viagem a uma reserva natural. Na realidade, estão sentados em algumas rochas sobre um lago. Acabaram de dar um mergulho nas águas e estavam a secar ao sol do Verão.

Metro de Nova Iorque – 1970s
Este tipo é a epítome 1) o conceito de “frio”, ou 2) o conceito de “estar cansado depois de um dia de trabalho duro”. Talvez seja uma combinação dos dois. Já para não falar da pletora de graffitis que o rodeia. O Metro é uma componente clássica da cidade de Nova Iorque que vive há mais de cem anos e é o principal meio de transporte para milhões de habitantes da cidade. O seu significado cultural é tão importante que muitas cenas de cinema e vídeos musicais foram nele filmados.

Sapatos novos
Esta famosa e icónica fotografia foi tirada fora do orfanato Am Himmel em Viena, Áustria, por Gerald Waller. Logo após ter sido tirada, a revista Life publicou esta fotografia para a sua edição de 30 de Dezembro de 1946. Este menino feliz, Hans Werfel, de seis anos de idade, tinha acabado de receber um presente de sapatos doados pela Cruz Vermelha Júnior na Áustria, que lutou durante anos após a Segunda Guerra Mundial com carências e uma economia terrível. Consegue imaginar crescer quando criança naquele ambiente e finalmente receber um par de sapatos novinho em folha?

Ponte de Brooklyn – 1883
Há apenas algumas imagens de Nova Iorque que são icónicas, e uma delas é esta da Ponte de Brooklyn. Em 1869, a construção deste marco histórico começou, e após 14 anos, abriu-se a ligação entre Nova Iorque e Brooklyn. O corte da fita foi testemunhado por milhares de pessoas. Foi presidido pelo Presidente Chester A. Arthur e pelo Governador de Nova Iorque Grover Cleveland. Esta imagem foi uma das primeiras tiradas depois de a ponte ter sido utilizada.

Bombagem de gás – anos 60
Hoje em dia, todos saímos do carro para bombear a nossa gasolina, mas nos anos 60, havia sempre um funcionário de gás para ajudar com isso. Este atendente de gás de Milwaukee procura prestar um serviço de qualidade. Não só enchiam o seu depósito de gás, mas também lavavam frequentemente as suas janelas, e alguns até verificavam a pressão dos seus pneus. Isto é o que o serviço completo costumava significar. Há ainda algumas bombas de gasolina que oferecem isto em mais zonas rurais dos EUA e também internacionalmente, mas são uma descoberta rara.

Halloween – os anos 40
O Halloween moderno tem crianças a correr por aí como os seus super-heróis favoritos ou personagens de desenhos animados, mas as férias costumavam ser assustadoras. No início dos anos 1900, as fantasias de Halloween eram destinadas a ser assustadoras de acordo com a tradição do feriado. O que é mais assustador do que um palhaço!? Não há dúvida de que este fato teria ganho o prémio mais assustador. Era até tradicional na altura fazer uma sessão fotográfica para comemorar o aspecto assustador que escolheu para a véspera de Todos os Santos.

Viver Atrás do Muro – Alemanha de Leste 1980
Não foi há muito tempo que a Alemanha estava dividida por um muro, e a vida quotidiana de cada lado era muito diferente. No lado ocidental do muro, havia uma economia e democracia em expansão, e do outro lado, uma república socialista que ecoava o estilo de vida da Rússia. Os homens e mulheres viviam em pequenos apartamentos com múltiplos membros da família, e esta imagem mostra algumas crianças frustradas. Em 1990, o muro iria cair, e o mundo da Alemanha Oriental mudaria para sempre.

Cavaleiro Vintage Easy Rider – 1912
Será que Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach alguma vez imaginaram o quanto uma declaração icónica de condução e posse de uma motocicleta se tornaria? Em 1885, foi feita a primeira motocicleta. Desde então, aqueles que se querem destacar e talvez ser um pouco rebeldes têm usado a compra destas duas ou três motos para fazer exactamente isso. É por isso que é tão boa ideia tirar uma foto de família numa só, como a família australiana que se senta neste Henderson de 1912.

Precisamos de uma Revolução! – Checoslováquia 1968
Durante décadas, o país então conhecido como Checoslováquia tinha vivido com regras esperadas para uma nação atrás da Cortina de Ferro. No entanto, o povo procurava um pequeno alívio das regras estritas e confinantes que lhes eram impostas. Em 1968, sob o comando de Alexander Dubcek, os checos e os eslovacos conseguiram o seu desejo. Durante vários meses, Dubcek levantou as restrições de viagem, deu autonomia à Eslováquia, e muito mais. A URSS não gostou disso, pelo que marcharam tropas para o país e depuseram Dubcek e voltaram a pôr as coisas como estavam.

Tempo de escola – Grécia 1960s
Imagine que ir à escola é uma pequena sala apertada com mobiliário desconfortável e toneladas de crianças amontoadas naquele espaço minúsculo. Espera, isso basicamente também descreve a escola hoje em dia! A única diferença é que estes jovens estudantes na Grécia dos anos 60 tinham muito mais nos seus pratos do que apenas ler e escrever. A determinação trouxe-os à escola, e eles trabalharam arduamente para se certificarem de que obtinham o máximo das poucas horas de aprendizagem que estavam a ter.

Tenho um acordo para si – 1920s
Os vendedores de automóveis têm vindo a fazer negócios desde que o modo de transporte motorizado de quatro rodas está disponível. Nesta imagem, estes cavalheiros reúnem-se e tentam trocar por este carro. A maioria dos carros custava cerca de $850, por isso $100 por esta beleza foi um roubo e tanto. Pode não parecer muito para o comprador moderno, mas nos anos 20, isso era o salário de um mês para alguns. Ter um carro não era uma necessidade, era um luxo. Assim, qualquer um destes cavalheiros que se fosse embora com este carro, com um elevado estatuto social.

Estação de comboios de Dresden – 1982
No início dos anos 80, Dresden, Alemanha, ainda fazia parte da Alemanha Oriental, e era controlada pela RDA. No entanto, ainda havia bastante viagem, especialmente entre os países por detrás da cortina. Esta estação de comboios era uma das principais desta cidade. Com uma grande banda e muitas senhoras para dançar a noite fora, estes soldados de uma divisão de engenharia parecem certamente estar a divertir-se imenso.

Vamos Começar a Festa – Texas 1940s
Nos anos 40, com as tropas a retirarem-se da guerra, houve muitas celebrações, tanto por causa do fim da guerra como pelas férias. Não há nada como uma dança para celebrar as alegrias do Natal. Com uma grande banda e muitas senhoras para dançar a noite fora, estes soldados de uma divisão de engenharia parecem certamente estar a divertir-se imenso.

Limonada de Venda de Menino – 1973
Este rapaz decidiu aproveitar ao máximo este dia quente de Verão e vender limonada às pessoas do seu amigável bairro. Embora não estejamos tão certos se ele fez a bebida sozinho, podemos adivinhar que ele montou o pequeno anúncio chique para acompanhar o seu stand. Com o cartaz estrelado a acenar ao fundo, esta imagem encapsula o sonho americano – abraçar as habilidades e ferramentas à sua disposição, e usá-las para maximizar todo o seu potencial.

As raparigas só se querem divertir – anos 80
A década de 80 foi, sem dúvida, uma época colorida. Como se pode ver, estas jovens senhoras sabiam exactamente como se vestir de acordo com a época. Era tudo sobre cores brilhantes e penteados bizarros. Podemos imaginar que o clássico “As raparigas só se querem divertir” de Cyndi Lauper explodiu em segundo plano enquanto tinham o seu grupo filmado. Quando se pensa na palavra “vintage”, é difícil não ter em mente os anos 80.

Sentar-se num Caddy – 1975
Até hoje, os Cadillacs têm sido um símbolo inegável de riqueza e estilo. Parece que este tipo não só tinha o carro chamativo, como também tinha as roupas para o complementar. Somos crentes convictos de que, se o pode comprar, então porque não comprá-lo? Uma coisa é certa – o guardião deste caddy manteve a sua preciosa posse em excelentes condições e estava tão orgulhoso que só precisava de tirar uma fotografia dele sentado no capô.

Amigos a posar na praia – 1950s
Se não gosta de ir à praia, então deve haver algo de errado consigo. Tudo bem, a areia pode ser irritante, mas tirando isso, é uma das experiências mais maravilhosas do mundo. Reúne pessoas e é um lugar fantástico para levar amigos, família e até um encontro. Este encantador grupo de amigos encarregou-se de tirar uma foto de grupo, mostrando o horizonte ao fundo.

Sentar-se na Mercedes-Benz – 1970s
É uma pose que é intemporal e muitos tentam imitá-la mesmo agora. Esta senhora parece ser uma originária da pose clássica “sentar-se no capô do seu carro”. Também ajuda quando o carro parece tão bom como a pessoa à sua frente. Este Mercedes-Benz tem uma sensação vintage inegável. Só esperamos que a senhora se certifique de calçar alguns sapatos antes de conduzir aquele belo veículo.

Crianças com balões – Disneyland, 1961
Parece que este adorável par de irmãos desejou a uma estrela, o que acabou por se tornar realidade! Não se enganem, estes dois não estão a fazer audição para os sete anões, tanto quanto a Branca de Neve e os seus amigos gostariam. Qualquer pessoa que seja fã de qualquer filme da Disney precisa de embarcar numa viagem à Disneylândia pelo menos uma vez na sua vida. Se não foi em criança, assegure-se de levar os seus próprios filhos.

Desde que a câmara foi inventada, a fotografia tem capturado a história através das gerações. Desde então, foram capturados milhares de milhões de fotografias. Há algumas fotografias raras que podem parecer simples à primeira vista, mas que têm uma história bastante antiga. Por isso, vamos dar uma vista de olhos a algumas destas fotografias raras que talvez nunca tenha visto antes. Não se preocupe – também lhe contaremos a história por detrás de cada uma destas fotografias. Continue a ler…