Funcionários de hotéis de luxo estão compartilhando coisas que a administração nunca gostaria que as pessoas soubessem, e algumas delas são perturbadoras

Este artigo apareceu em Donnyfive e foi publicado aqui com permissão.

Estes segredos sobre os hotéis de luxo são perturbadores

Todos nós gostamos de pensar nos hotéis como uma casa mágica longe de casa, onde nunca temos de lavar os nossos próprios lençóis ou cozinhar o nosso próprio pequeno-almoço, mas muitos hotéis escondem dos seus clientes sérias travessuras. Desde paredes infestadas de percevejos a empregadas que roubam os pertences dos hóspedes, compilámos uma lista de pequenos segredos sujos sobre o que se passa nos hotéis de luxo, contados pelos seus actuais e antigos empregados.

Não use as chaleiras eléctricas

Por muito que queiramos pensar que tudo nos hotéis é bem limpo e higiénico, a verdade é que o pessoal do hotel não pode controlar as acções dos hóspedes. E alguns hóspedes são simplesmente nojentos. Porque é que alguém faria isto?

Não use as chaleiras eléctricas

Vá a uma lavandaria, pergunte ao hotel se as podem lavar, ou leve simplesmente roupa interior suficiente para a sua viagem! Ninguém quer chá ou café com sabor a roupa interior. Só o facto de pensar nisso é suficiente para fazer com que até a pessoa com mais estômago de aço se engasgue.

Os duches não são para os números dois

Certas coisas na vida são um dado adquirido. Fechar sempre o saco do pão. Olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. E sempre que se precisa de fazer o número um ou o número dois, usa-se uma casa de banho.

Os duches não são para os números dois

Bem, estas coisas deveriam ser um dado adquirido, mas aparentemente não o são. Existe alguma parte do mundo onde fazer um número dois no duche é uma coisa normal? Porque se for, lembra-nos de não ficarmos em nenhum hotel lá!

O vento não destruiu aquela janela

Já ouviu aquelas histórias infames sobre estrelas de rock famosas que alugam quartos de hotel muito bons e os destroem completamente, causando muitos problemas ao pobre pessoal do hotel? Pois bem, as estrelas de rock não são as únicas a fazer esse tipo de coisas.

O vento não destruiu essa janela

Imaginem que têm tanto dinheiro que conseguem destruir uma janela, que não é barata de substituir, e que a administração arranja desculpas para vocês em vez de os responsabilizar! Que tipo de mundo é esse?

Um problema sério com ratos

Os ratos são um animal muito mal compreendido. Quando são domesticados e tratados corretamente, como é o caso dos ratos de estimação, podem ser muito meigos e ter grandes personalidades – tal como os cães e os gatos. O problema são os ratos “selvagens”.

Um problema grave com as ratazanas

As ratazanas selvagens são muitas vezes portadoras de doenças e podem ser bastante destrutivas, e ninguém as quer nos seus hotéis, especialmente se for um sítio pelo qual estão a pagar milhares de dólares por noite! Esses hotéis podem definitivamente pagar exterminadores.

A comida nem sempre é fresca

Quando se vai a um bom restaurante, espera-se que a comida seja boa. Mas, e se a comida não for tão fresca como pensa que é?

A comida nem sempre é fresca

Por um lado, congelar os alimentos é uma forma de garantir que são seguros para consumo. Mas, por outro lado, se está a pagar tanto dinheiro por um prato de comida, esperaria que fosse fresco – não algo que poderia ter comprado na loja e cozinhado você mesmo.

As violações laborais são galopantes

As leis laborais existem para proteger os direitos dos trabalhadores, garantir que estão a ser pagos corretamente e também para assegurar que as condições de trabalho são seguras – como por exemplo, que os funcionários têm pausas suficientes quando trabalham em turnos longos.

As violações da legislação laboral são galopantes

No entanto, isso não significa que as empresas os respeitem, especialmente alguns restaurantes de hotéis de luxo. Os turnos de 10 horas são horríveis, especialmente num restaurante, porque se está de pé todo o dia e é frequentemente um ambiente de ritmo acelerado. Portanto, a moral da história é ser sempre simpático com o pessoal do hotel (embora devesse estar a fazer isso de qualquer forma).

A segurança nem sempre é a melhor

Se pararmos para pensar, há centenas de pessoas a entrar e a sair de hotéis todos os dias. Isto é particularmente verdade em Las Vegas, onde a maioria dos hotéis de luxo são enormes e acolhem frequentemente grandes eventos.

A segurança nem sempre é a melhor

Aparentemente, a segurança é muito fácil de contornar, bastando fingir que se é membro de uma tripulação. Saber isto é bastante preocupante, pois qualquer pessoa que possa entrar na rua não nos faz sentir exatamente seguros e protegidos.

Os percevejos podem ser inevitáveis

Pergunte a alguém o que teme quando fica num hotel, pousada ou Airbnb – e uma das principais respostas será percevejos. Estas pequenas criaturas demoníacas vivem nos colchões e alimentam-se das pessoas enquanto estas dormem, deixando picadas que provocam comichão.

Os percevejos podem ser inevitáveis

É quase impossível livrar-se deles, e o facto de este hotel ter deixado os hóspedes ficarem em quartos que sabiam estar infestados é terrível. Com sorte, eles receberam uma tonelada de críticas horríveis online, o que eles definitivamente mereciam.

Os trapos não são mantidos à parte

A maioria das empresas tem de seguir regras muito rigorosas sobre como limpar e manter as coisas higiénicas. Nos restaurantes, isso significa tábuas de corte especiais para o frango. Nas limpezas domésticas, significa panos diferentes para fins diferentes.

Os panos não são mantidos separados

Esta é uma daquelas situações em que uma empresa gosta da ideia de fazer algo corretamente, mas não se dá ao trabalho de o fazer. De que serve ter panos separados se estão todos a tocar uns nos outros?

Há muita atividade criminosa

Os criminosos utilizam frequentemente os hotéis para actividades ilegais verdadeiramente horríveis, o que significa que os funcionários do hotel devem receber formação sobre como detetar estas situações e lidar com elas de forma adequada. Mas mesmo assim, este empregado não esperava o que encontrou num quarto.

Há muita atividade criminosa

Graças a Deus, este empregado encontrou o bebé e conseguiu contactar as autoridades competentes. Quem sabe onde é que o pobrezinho poderia ter ido parar de outra forma? Os pais devem ter ficado muito gratos.

Ocorrência Frequente

A última coisa que se espera que aconteça num hotel é que alguém seja encontrado morto, mas aparentemente isso acontece muito. Tanto que, de facto, os hotéis têm um procedimento para lidar com isso.

Ocorrência frequente

Como é que isto é tão comum, perguntam vocês? Bem, pense em sítios como Las Vegas, onde as pessoas vão e consomem muitas substâncias que não deviam. É fácil as coisas correrem mal nesse tipo de situações.

O cagador fantasma

Quando se trata de pessoal, os hotéis tendem a ter uma grande rotatividade. Turnos longos, poucas pausas e poucos dias de folga podem fazer com que até a pessoa mais simpática fique um pouco descontente. Por vezes, ficam tão descontentes que acabam por fazer coisas horríveis.

O Pooper Fantasma

Deve ter sido alguém que trabalhou numa posição com as câmaras, uma vez que sabia sempre os melhores locais para conduzir os seus “negócios”. Temos pena do pobre empregado que acaba sempre por limpar depois deles!

Nunca falar sobre parceiros

Qualquer pessoa que já tenha visto um programa de televisão ou um filme sabe que uma pessoa rica que quer ter um caso vai para um bom hotel. Pode fazer o check-in, encontrar-se com o seu parceiro secreto e depois ir para casa como se nada tivesse acontecido.

Nunca falar sobre parceiros

Há uma razão para isto acontecer sempre na televisão – e é porque também acontece na vida real. Deve ser muito difícil trabalhar num sítio onde se tem de manter o silêncio em nome de convidados ricos que provavelmente nos tratam mal.

Os arrumadores de automóveis fazem um esforço extra

Um dos problemas das pessoas ricas é que, pelo facto de poderem comprar e substituir facilmente as coisas, não têm o cuidado de cuidar dos seus pertences como as outras pessoas fazem. Isso significa deixar objectos valiosos nos seus carros, muitas vezes à vista de todos!

Os arrumadores fazem um esforço suplementar

Os clientes deveriam estar gratos pelo facto de os funcionários se terem esforçado tanto para proteger os seus pertences do roubo. Será que os arrumadores tiraram fotografias para saberem exatamente onde colocar os pertences antes de devolverem o veículo?

Raramente a culpa é da empregada

Todos nós já perdemos um objeto numa altura ou noutra. Para a maioria de nós, o nosso primeiro instinto é tentar lembrarmo-nos onde deixámos o objeto pela última vez, e também procurar nos locais mais prováveis – como nos nossos carros ou malas.

Raramente a culpa é da empregada

Mas os hóspedes ricos não. Em vez disso, passam logo a culpar a “ajuda” sem se darem ao trabalho de tentar localizar primeiro o objeto em falta. Perguntamo-nos quantas empregadas foram despedidas injustamente porque os hóspedes tiveram um ataque tão grande por causa de algo que foi culpa deles próprios.

Os hóspedes são muitas vezes nojentos

Poucas pessoas gostam verdadeiramente de limpar, e uma das vantagens de ficar num hotel é que podemos simplesmente continuar com as nossas vidas sem nos preocuparmos em limpar toalhas ou levar o lixo para fora. Mas, algumas pessoas levam isso um pouco longe demais.

Os hóspedes são muitas vezes repugnantes

O que levaria alguém a ir à casa de banho numa cama e a usar toalhas como papel higiénico? Essas pessoas não deveriam estar a viajar e a ficar em hotéis – deveriam estar a receber uma ajuda séria.

Pense duas vezes num casamento num hotel

Realizar o seu casamento num hotel geralmente oferece conveniência, com pacotes tudo-em-um, acomodações luxuosas para os convidados, excelentes opções de catering e belos espaços para eventos. Mas nem tudo é brilho e glamour, especialmente no que diz respeito às bebidas.

Pense duas vezes num casamento num hotel

Imagine que lhe é dada uma bebida da torneira, mas que essa bebida está secretamente infestada com toda a sujidade das linhas sujas. Ou desfrutar de um copo de “sumo de uva para adultos” num casamento, apenas para que tenha um sabor estranho porque na verdade são três tipos diferentes misturados na mesma garrafa!

Cuidado com a sua atitude

Trabalhar na receção de um hotel envolve muito mais do que clicar em botões para fazer o check-in e o check-out dos hóspedes. Significa dar conselhos, ajudar os hóspedes com problemas e definir estratégias sobre onde exatamente as diferentes pessoas devem ir no hotel.

Cuidado com a sua atitude

A forma como este hotel organiza os seus hóspedes é de facto fantástica e faz todo o sentido. Também faz sentido que o pessoal castigue subtilmente os hóspedes mal comportados. Não é assim tão difícil ser simpático com os empregados de serviço, amigos!

Não confies no molho da salada

O desperdício alimentar é um problema muito grande nos restaurantes, mesmo nos restaurantes dentro de hotéis. As pessoas pedem coisas e não comem tudo, ou não usam todo o molho que vem com a refeição. Se ao menos houvesse uma solução…

Não confie no molho da salada

Mas isto não é de todo verdade. Só porque o molho ficou para trás, não significa que o cliente não tenha mergulhado um dedo ou um garfo nele, ou tossido por cima dele. Esta é uma violação grave do código de saúde!

Algumas pessoas não deviam estar a conduzir

Os arrumadores de automóveis enfrentam muitos desafios, como lugares de estacionamento apertados, clientes exigentes e a necessidade de uma excelente gestão do tempo. Navegar em diferentes veículos e garantir a sua segurança são também preocupações constantes neste trabalho de ritmo acelerado.

Algumas pessoas não deviam estar a conduzir

Mas talvez o seu desafio mais horrível seja ter de devolver um veículo a alguém que claramente bebeu demasiadas bebidas para adultos com o seu jantar chique, e não poder fazer nada para o impedir de causar um acidente, ou pior!

Os ricos safam-se de tudo

Quando pensamos em hóspedes de hotéis ricos ou famosos, pensamos que se há alguém que se pode dar ao luxo de pagar tarifas elevadas por um quarto de hotel, são eles. No entanto, verifica-se que, na maioria das vezes, não é isso que acontece de facto.

Os ricos safam-se de tudo

Em vez disso, são-lhes dados descontos e até prendas! É um disparate, uma vez que podem facilmente comprar o que quiserem e pagar a sua quota-parte por um quarto de hotel. Os ricos simplesmente têm privilégios que o resto de nós não tem.

Alguns hóspedes não são hóspedes

Quando ficamos alojados em hotéis, todos queremos ter a segurança de saber que estamos seguros e que o pessoal do hotel está atento a quem entra e sai do hotel. E embora os funcionários façam o seu melhor, por vezes as coisas escapam.

Alguns hóspedes não são hóspedes

Imaginem que um membro do pessoal se depara com este tipo. Pensaria que se tratava de um hóspede que alguém tinha registado. Quem pensaria que um criminoso estava a acampar no telhado? Ninguém.

Os quartos só parecem limpos

Se um hotel quer que o seu pessoal faça um bom trabalho, precisa de o manter abastecido com os materiais adequados. Para as empregadas, isso significa panos, esponjas, etc., suficientes para limpar bem os quartos.

Os quartos só parecem limpos

É chocante o facto de alguns hotéis não fazerem disso uma prioridade! A imagem de uma pobre empregada a ter de esfregar uma sanita com as suas luvas é suficiente para encher qualquer rosto de choque e raiva. Se ao menos tivessem nomeado e envergonhado para que toda a gente soubesse onde não ficar!

O que pode acontecer, vai acontecer

Pensa-se no roubo como algo que afecta as lojas e os supermercados, mas os hotéis também têm problemas com ele. E, apesar do que se possa pensar, não são apenas as almofadas e os roupões de banho que desaparecem.

Tudo o que pode acontecer, acontecerá

Roubar os sofás do átrio é bastante impressionante, assim como empurrar uma máquina de venda automática por cima de uma varanda. Ambas as coisas são muito pesadas. Alguém deve ter querido mesmo alguns petiscos, mas não tinha moedas.

Os profissionais são bastante pouco profissionais

Os hotéis são mais do que um simples local onde as pessoas que estão a viajar pela zona podem dormir um pouco. Também acolhem eventos, especialmente grandes hotéis e hotéis de luxo, como casamentos e conferências profissionais.

Os profissionais são bastante pouco profissionais

Todos nós pensamos em profissionais como advogados e médicos como pessoas que têm as suas vidas organizadas, mas isso vai por água abaixo numa conferência num hotel. O pessoal extra que teve de entrar no dia seguinte deve ter sempre receado isso.

Porque é que os tapetes são malucos

Já alguma vez esteve num hotel e reparou como as alcatifas são estranhas? Normalmente, são de cores escuras e têm quase sempre um padrão muito estranho, que provoca dores de cabeça. Bem, há uma razão para isso.

Porque é que as alcatifas são malucas

É porque a limpeza profunda dos tapetes requer tempo e dinheiro que a maioria dos hotéis não quer gastar, incluindo os de luxo. Em vez disso, eles têm um padrão realmente louco, de modo que é mais difícil notar pequenas manchas e eles podem se safar sem limpá-los com tanta frequência.

Sem serviço de quarto matinal

Quando as grandes equipas desportivas – especialmente as masculinas – ficam alojadas num bom hotel, muitos dos jogadores não fazem nada de bom. Convidam mulheres para os seus quartos e fazem muitas das coisas que seria de esperar, e as mulheres passam a noite.

Sem serviço de quartos matinal

Aparentemente, as equipas desportivas saem para os treinos de manhã cedo e as raparigas aproveitam a oportunidade para obterem um delicioso serviço de quartos gratuito antes de terem de fazer o check-out. É muito inteligente, se queres saber a nossa opinião.

Verifique os seus reembolsos

Sempre que se realizam grandes eventos desportivos, as cidades ficam cheias de adeptos de ambas as equipas, o que significa que os hotéis ficam cheios de hóspedes. Alguns hotéis aplicam políticas de cancelamento rigorosas durante estas alturas, mas com alguns resultados duvidosos.

Verifique os seus reembolsos

Então, este hotel estava a guardar dinheiro que legalmente tinha de devolver e pediu ao seu contabilista para fazer vista grossa! Este tipo de coisas provavelmente acontece com muito mais frequência do que se pensa, o que é realmente triste.

Algumas garrafas são revendidas

Quando se pede comida num restaurante, incluindo num hotel, não se pode controlar tudo o que vem com ela. Por vezes, enviam acompanhamentos ou bebidas que simplesmente não queremos, pelo que acabam por ir para o lixo.

Algumas garrafas são revendidas

Se a garrafa nunca foi aberta, isto faz todo o sentido. Porque é que os hotéis se livrariam de garrafas em perfeitas condições que sabem de certeza que não foram contaminadas? Isso seria um grande desperdício, e os hotéis não precisam de mais desperdício.

O seu ar condicionado pode não funcionar

Se já se hospedou em alguns hotéis, é provável que já se tenha deparado com um quarto de hotel em que o ar condicionado ou o aquecedor não funcionam. Pode ser muito frustrante e tornar o quarto abafado e insuportável.

O seu ar condicionado pode não funcionar

O problema é que isto só funciona se for um tipo de clima que refresca durante a noite. Muitos lugares ficam muito quentes, e isso é péssimo para os hóspedes que chegam tarde.

Equipas de limpeza cortam caminho

Atualmente, muitos empregos implicam a pressão de fazer as coisas o mais depressa possível. Isso afecta os motoristas de entregas, que têm de entregar muitas encomendas num dia, e afecta definitivamente as empregadas de hotel.

As equipas de limpeza cortam caminho

Isto obriga-os a cortar nos cantos, e não há nada mais nojento do que a ideia de que a toalha que está a usar foi usada por um estranho qualquer antes de si e não foi lavada, ou que os lençóis da sua cama foram usados por outra pessoa sem serem mudados.

Feche sempre a porta com a fechadura

Em muitos hotéis, as empregadas recebem uma espécie de “chave mestra” para poderem entrar em todos os quartos e limpá-los. Por isso, é óbvio que se perderem essa chave, isso pode ser muito problemático.

Feche sempre a porta com uma fechadura

A dica da fechadura é óptima, porque a maioria das pessoas provavelmente não pensa em fazer isso quando fica num hotel, especialmente num de luxo. Mas, pode ser a linha que separa uma boa noite de sono de um estranho qualquer a aconchegar-se a si!

Fazendo vista grossa

Quando se pensa na Disney World e nas suas estâncias, pensa-se no seu slogan, “O lugar mais feliz do mundo”. Mas nem sempre é esse o caso nas estâncias, como revelou um antigo trabalhador.

Fazendo vista grossa

Isto é realmente assustador. Pode estar a acontecer uma coisa horrível e os funcionários são obrigados a ignorá-la ou perdem o emprego. Deve ser muito difícil trabalhar num ambiente em que se tem de fechar os olhos ao que se passa.

Os buffets de pequeno-almoço não são necessariamente frescos

Toda a gente adora um bom buffet de pequeno-almoço de hotel. Não há nada melhor do que comida grátis (ignorando o facto de não ser realmente grátis, uma vez que pagou pelo hotel). Mas, a comida pode não ser tão fresca como pensa.

Os buffets de pequeno-almoço não são necessariamente frescos

Reaquecer e dar aos funcionários faz sentido, porque continua a ser comida fresca e os funcionários merecem comer. Mas servir comida que ficou de fora durante horas no dia anterior é definitivamente passar a linha para território nojento.

Algumas empregadas usam um pano

Por alguma razão, os hotéis de luxo parecem ser um viveiro de más práticas de limpeza, e muitas vezes não é a empregada que controla a limpeza. Não podem controlar, por exemplo, o número de panos que lhes são dados para limpar as coisas.

Algumas empregadas usam um pano

Para ser justo, isto não é necessariamente verdade para todos os hotéis, mas já vimos que os hotéis que usam panos separados não os mantêm realmente separados, por isso não é assim tão difícil de acreditar – e é bastante nojento.

A equipa sabe tudo

Sente que o seu parceiro não o conhece muito bem? Sente-se frustrada porque acha que ele não lhe presta atenção? Bem, diga-lhes para irem ter uma conversa com o pessoal do seu hotel de eleição.

O pessoal sabe tudo

Eles sabem imensas coisas sobre si e podem informar o seu parceiro para que ele não fique tão perdido. Claro, é um pouco assustador que eles estejam a prestar tanta atenção a si, mas a atenção aos detalhes é importante, certo?

Eles vão-te roubar e tirar-te o dinheiro

Quando se fica em hotéis de baixo custo, muitas coisas estão incluídas, como estacionamento gratuito e um buffet de pequeno-almoço. No entanto, por alguma razão, as cadeias de hotéis de luxo tentam cobrar-lhe por tudo, desde serviços de lavandaria a uma tábua de engomar ou a utilização do ginásio do hotel.

Eles cobram-lhe dinheiro a mais

Porque é que o fazem? Porque podem. As pessoas ricas muitas vezes não se preocupam com estas despesas “menores” quando já gastaram toneladas de dinheiro num quarto – por isso os hotéis safam-se, mesmo que não seja exatamente legal.

Não és um VIP

Se há uma coisa que qualquer trabalhador do sector do comércio ou dos serviços lhe pode dizer é que todos os clientes pensam que são a pessoa mais importante do mundo. É como se se esquecessem completamente que existem outros clientes.

Você não é um VIP

Parece que este membro da equipa sabe isso muito bem, e que alguns dos seus colegas de trabalho o aprenderam da maneira mais difícil. Perguntamo-nos se os chefes dos organizadores de eventos são tão maus para eles como são para o pessoal do hotel.

Não há indemnização por danos

É de esperar que todas as pessoas que decidem destruir os seus quartos de hotel, por qualquer razão, tenham de pagar para reparar os danos. Mas acontece que, em muitos hotéis de luxo, não é esse o caso.

Não são cobrados danos

Parece que estes VIPs precisam de encontrar formas mais saudáveis de expressar a sua raiva e frustrações do que destruir os seus quartos de hotel. É uma forma muito estranha de mostrar ao mundo que se está zangado com alguma coisa.

Há tanto desperdício de alimentos

O desperdício alimentar é uma verdadeira epidemia moderna. Restaurantes, mercearias e até hotéis estão a deitar fora diariamente alimentos em perfeitas condições – alimentos que poderiam ser usados para alimentar os famintos que realmente precisam deles.

Há tanto desperdício de alimentos

É especialmente mau nos hotéis de luxo, onde os hóspedes pedem o serviço de quartos e nem sequer o comem, como descreve este funcionário. Esperemos que não seja algo que a maioria dos hóspedes tenha o hábito de fazer, mas parece que é bastante comum.

Os superiores hierárquicos ignoram as queixas dos funcionários

Poucas pessoas gostam verdadeiramente do seu chefe. Muitas vezes, aqueles que não gostam do seu chefe, não gostam dele porque quando o procuraram com um problema, o seu chefe simplesmente olhou para o outro lado ou disse-lhes para aguentarem.

Os superiores hierárquicos ignoram as queixas dos funcionários

Temos de dizer que este caso não é particularmente surpreendente. Os chefes fazem-no em muitos empregos diferentes. Nunca está certo, mas é tão comum que a maioria das pessoas tem histórias sobre isso acontecendo com elas.

Os empregados estão a ser esticados até ao limite

Se pararmos para pensar, ser governanta num hotel é muito exigente do ponto de vista físico. Estão constantemente a empurrar carrinhos grandes e pesados, e a dobrar-se para cima e para baixo para limpar e mudar os lençóis. Até o corpo de uma pessoa mais saudável ficaria desgastado.

Os empregados são esticados até ficarem muito magros

É difícil imaginar alguém a trabalhar todos os dias durante meses a fio. Como é que essas pobres pessoas poderiam ter uma vida fora do trabalho? Ninguém quer passar o dia todo, todos os dias, no “escritório”.

As pessoas deixam coisas estranhas para trás

Nem tudo o que acontece nos hotéis é tão inocente como o facto de as pessoas passarem a noite em viagem. Por vezes, as pessoas fazem check-out nos hotéis para se dedicarem a algumas “actividades adultas” com os seus parceiros, com outras pessoas ou até consigo próprias.

As pessoas deixam coisas estranhas para trás

Isto é muito surpreendente porque esses objectos não são exatamente baratos, por isso não é algo que se queira deixar para trás, nem algo que se queira que uma pessoa qualquer encontre. Mas se aprendemos alguma coisa com estas histórias, é que as pessoas são surpreendentes.

Quartos não são usados para dormir

Por falar em coisas não tão inocentes que acontecem nos quartos de hotel, como reagiria se estivesse a trabalhar na receção e visse uma equipa de filmagem inteira a subir para um quarto?

Os quartos não servem para dormir

Provavelmente, abanaria a cabeça e esperaria que eles não deixassem uma bagunça para trás, uma vez que estavam claramente a filmar alguns “filmes para adultos” em vez de ficarem apenas no quarto. Esperemos que não haja ninguém nos quartos por perto para ouvir o que se está a passar.

Os americanos podem pensar que estas 25 +coisas são totalmente normais, mas foram choques culturais para quem viajou pelo mundo

América

Como qualquer outro país, os Estados Unidos da América têm uma cultura e uma personalidade únicas. Alguns destes elementos da nossa sociedade são o que fazem dos Estados Unidos um lugar tão bom para viver, e outros são aspectos que outros lugares fazem um pouco melhor. No entanto, todas estas coisas fazem parte do dia a dia de todos os americanos – para o bem e para o mal.

Ir em grande ou ir para casa

O que é que podemos dizer? A América é maior do que a vida! Pode ser bastante avassalador para quem viaja pela primeira vez para os EUA, mas para as pessoas que cresceram nos Estados Unidos, tudo parece perfeitamente normal.

Ir em grande ou ir para casa

Afinal de contas, se tudo é maior, então nada parece desproporcionadamente grande. De facto, quando viajam, muitos americanos acham que os artigos de outros países são demasiado pequenos. Quanto aos que viajam pelos Estados Unidos, pensem desta forma: agora têm mais espaço para vocês!

Livre para escolher

Todos sabemos que os americanos adoram a sua liberdade. Parte de ser livre é ter a opção de escolher – e os EUA têm opções! Precisa de escolher entre 50 cereais de pequeno-almoço diferentes? Provavelmente não. Mas isso não o faz sentir-se mais livre?

Livre para escolher

Uma coisa é certa: quando está nos EUA, nunca terá de se preocupar em encontrar o produto de que precisa. Opções saudáveis? Claro. Alimentos açucarados? Sem dúvida. Um unicórnio cor-de-rosa com um corno feito de algodão doce? Se existe em algum lado, é na América.

Cultura automóvel

Há alguns sítios no mundo onde os adultos não têm carta de condução nem têm carro. Embora a América tenha definitivamente uma cultura automóvel significativa, muitos outros países optam por criar excelentes sistemas de transportes públicos e bairros amigos das bicicletas e dos peões.

Cultura automóvel

Temos de dizer que esta pode ser uma página que os EUA podem tirar dos livros de alguns outros locais. Seria melhor para o planeta, mais saudável para o indivíduo e muito mais económico para as pessoas também!

Humano ou animal de estimação?

Por muito desconcertante que possa ser ver uma criança humana com trela, nós compreendemos. Algumas crianças têm tendência para vaguear e isso pode ser muito perigoso em determinados contextos. Prefere que o seu filho não use trela?

Humano ou animal de estimação?

É claro que não vai receber olhares desagradáveis, mas também não vai saber onde está o seu filho ou se ele está bem. Ou prefere dar uma trela ao seu filho? Sim, vai receber alguns olhares de lado, mas pelo menos o seu filho estará seguro.

Alto e bom som

Achamos que esta depende muito do país de onde se vem. Sim, os americanos são muito mais barulhentos do que certas culturas. Nem sequer estão a gritar ou a tentar ser barulhentos, é algo natural.

Alto e bom som

No entanto, há muitos países em que as pessoas são muito mais barulhentas do que nos EUA e em que gritar entre estranhos é a norma. Não é melhor nem pior, trata-se apenas de se conformar com a cultura em que se está inserido, e isso pode significar elevar a voz alguns decibéis.

Serviço ao cliente para ganhar

Os Estados Unidos não são, definitivamente, o lugar para onde ir se quiser estar no seu próprio mundo e não interagir com ninguém. Os americanos são extrovertidos, simpáticos e têm grandes expectativas no que diz respeito ao serviço ao cliente.

Serviço ao cliente para ganhar

É por isso que os empregados de serviço são obrigados a cumprimentar cada cliente que entra no seu estabelecimento. Por muito simpáticas que as pessoas nos Estados Unidos sejam, provavelmente não estão assim entusiasmadas por ter entrado na loja – estão apenas a fazer o seu trabalho.

Sem preocupações

Algumas pessoas adoram o facto de os americanos serem sempre alegres e sorridentes uns com os outros. Afinal de contas, porque é que as outras pessoas devem ser sobrecarregadas com os seus problemas? Ter um dia mau dá-nos o direito de fazer cara feia às pessoas?

Sem preocupações

Outros, porém, acham a cultura americana falsa. Porque é que me estás a sorrir se não é genuíno? Como é que eu posso saber o que estás realmente a sentir? Se fores como nós, ambas as formas de pensar têm pontos legítimos.

Dentes doces

Quem nunca esteve fora do país pode não saber, mas até as cadeias de restaurantes americanas, como o Starbucks, alteram ligeiramente as suas receitas para se adaptarem a cada país onde se encontram.

Dentes doces

Por exemplo, um frappuccino, embora seja sempre doce, será muito mais açucarado nos EUA do que a mesma bebida vendida num Starbucks tão próximo como o Canadá. Podemos ver como a comida americana pode não ser a chávena de chá (doce) de toda a gente, mas funciona para nós.

Fazer valer o seu dinheiro

Embora os EUA sejam muito mais caros do que muitos outros países, ninguém pode argumentar que não se obtém um bom retorno do investimento. Sim, um copo de Coca-Cola pode custar-lhe o dobro do que pagaria no seu país de origem, mas depois pode voltar a enchê-lo as vezes que quiser.

Fazer valer o seu dinheiro

Achas que a comida é demasiado cara? Já viste o tamanho das porções?! Isso não quer dizer que não apreciaríamos se a inflação baixasse – estamos apenas a tentar pôr as coisas em perspetiva.

Sem espreitar

Na verdade, há razões legítimas para as enormes aberturas à volta das casas de banho. Uma delas é para que as pessoas possam ver se alguém está em perigo e precisa de assistência de alguma forma. A outra razão é para dificultar o comportamento inadequado das pessoas numa casa de banho pública, porque alguém vai ver.

Sem espreitar

Basicamente, a ideia é não ter privacidade. Compreendemos as explicações, e são justas, mas só queremos fazer o nosso trabalho em paz.

Uma tendência de decoração

Temos de admitir que, olhando para isto da perspetiva de um estrangeiro, a questão da bandeira parece um pouco estranha. Como se precisássemos de ver a bandeira americana a cada poucos metros para sabermos em que país estamos.

Uma tendência de decoração

No entanto, vale a pena ter em conta que a cultura americana é muito virada para a auto-expressão. Roupas, tendências de cabelo, piercings, autocolantes para carros e decoração de casa ao ar livre são todas formas de mostrar ao mundo o que é importante para si.

Um por todos, todos por um

Por muito que os EUA tenham os seus defeitos (como todos os países), os americanos têm uma forma única de nos fazer sentir como um milhão de dólares. Há lugares em que as pessoas são muito reservadas. Há culturas que valorizam a privacidade acima de tudo, por isso não contaríamos a estranhos sobre a nossa vida e eles não nos perguntariam.

Um por todos, todos por um

Depois, há a América – onde ficamos a saber tudo sobre o namorado da Kylie, o cão dela e a aula favorita da faculdade, só porque ficámos atrás dela na fila da loja.

Acorrentado a uma secretária

Os americanos são muito criticados por pessoas de outros países por não serem muito viajados, mas isso deve-se provavelmente ao facto de ninguém ter tempo livre suficiente para ir a qualquer lado. Dito isto, a crescente popularidade do trabalho remoto está a tornar esta questão menos relevante.

Acorrentado a uma secretária

Mas quer mesmo pagar uma pipa de massa, e passar horas num avião, para ficar num local exótico que nem sequer pode explorar porque está demasiado ocupado a trabalhar?

Espírito de Equipa

Facto engraçado – as mascotes das equipas nem sempre foram grandes fantasias de animais usadas por alguém que dançava e se divertia. As mascotes desportivas costumavam ser animais verdadeiros, normalmente algo assustador que rugia alto, com o objetivo de intimidar a outra equipa.

Espírito de Equipa

Por razões incrivelmente óbvias, descobriu-se que era uma má ideia e as organizações deixaram de o fazer. Então, onde é que as pessoas foram buscar a ideia dos fatos de animais adoravelmente idiotas? De ninguém menos que Os Muppets!

Eles têm razão

Desculpem, americanos, mas temos de concordar com o OP, pois isto é muito estranho. “Entrée” é uma palavra francesa e, em França, refere-se ao prato servido antes do prato principal.

Eles têm razão

Para o caso de ainda restarem dúvidas, “entrée” significa “entrada”, por isso… não é exatamente um termo que se utilize para o prato principal. Tentámos encontrar uma razão lógica para o erro de tradução mas, infelizmente, parece ser um simples caso de ignorância.

Eles não ganham salários?

Muitas culturas acreditam que cada estabelecimento deve pagar aos seus empregados um salário digno, em vez de depender da generosidade dos clientes. Afinal de contas, se alguém já está a pagar a sua refeição num restaurante, porque é que há-de pagar também o salário do empregado?

Eles não ganham salários?

Não só os Estados Unidos têm uma enorme cultura de dar gorjetas, como esta se tornou completamente ridícula nos últimos tempos. Por exemplo, o conceito de dar gorjeta no self-checkout. A loja devia dar-nos uma gorjeta a nós, que fizemos o trabalho todo!

Uma aula rápida de matemática

A razão para isto é que cada estado determina o seu próprio imposto sobre as vendas, uma vez que não existe uma lei federal que determine um montante específico. Além disso, certos produtos são mais tributados do que outros e depende também do tipo de estabelecimento onde se faz a compra.

Uma aula rápida de matemática

Em vez de serem as lojas a fazer todos estes cálculos complicados, espera-se que o cliente os faça por si próprio. Ou isso ou ir diretamente à caixa registadora e esperar pelo melhor.

Deixar o ninho

À medida que a inflação dispara e os jovens lutam para ganhar a vida, ficar na casa de infância por mais tempo está a tornar-se cada vez menos estigmatizado. Dito isto, ainda não é tão aceite como em lugares que dão mais importância à família e estão menos focados no sucesso financeiro.

Deixar o ninho

Também vale a pena referir que os americanos tendem a sair de casa mais cedo porque, muitas vezes, vão para faculdades fora do estado. Nos países mais pequenos, não é necessário viver noutro local para frequentar a escola da sua escolha.

Diretamente da Sala de Partos

Por mais maravilhosa que seja a América, é aqui que a bola cai. É absolutamente absurdo esperar que uma mulher esteja física, mental e emocionalmente pronta para voltar ao trabalho logo após ter um bebé. E nem sequer nos faça começar a falar da pressão que as mulheres enfrentam!

Diretamente da Sala de Partos

Há mães que regressam ao trabalho mais cedo porque receiam que os seus projectos sejam entregues a outra pessoa. Noutros países, não só as mães têm direito a uma licença de maternidade abundante, como o seu cargo não pode ser alterado durante a sua ausência.

A de Esforço

Compreendemos que o conceito de ensino doméstico pode parecer um pouco estranho, mas não funciona exatamente da forma aqui descrita. Em primeiro lugar, os próprios pais não precisam necessariamente de ser os professores. Podem contratar um tutor e até ter pequenas aulas com outras crianças que estudam em casa.

A de Esforço

Além disso, o Estado verifica o currículo planeado, obriga a criança a fazer algum tipo de exame de avaliação e certifica-se de que tudo está em conformidade. É claro que as regras de cada estado são diferentes, mas nem tudo é tão arbitrário como parece.

Adivinhou mal? Cadeia!

Ok, nem tudo é tão mau como as pessoas pensam. Ninguém vai para a cadeia por se ter esquecido acidentalmente de declarar um emprego que teve durante duas semanas, apenas vai receber uma carta a dizer que deve um pouco mais. Só quando se foge aos avisos e se esconde dinheiro de propósito é que as coisas ficam feias.

Adivinhou mal? Cadeia!

Adivinhou mal? Cadeia!

Quanto ao facto de os americanos precisarem de fazer os seus próprios impostos, sim, concordamos que é estranho. Porque é que temos de perder tempo com estes cálculos, ou dinheiro com contabilistas, quando o IRS tem de verificar o que devemos de qualquer maneira?

O mesmo, mas diferente

Achamos que o utilizador final tem aqui um ponto muito importante. Os cuidados dentários e oftalmológicos não fazem parte da saúde? Em que outro seguro se enquadraria? Seguro automóvel? Seguro de habitação? Não faz qualquer sentido!

O mesmo, mas diferente

Em muitos países, tudo o que está relacionado com o bem-estar físico de uma pessoa é abrangido pelo conceito de seguro de saúde. No entanto, muitos países têm também seguros de saúde públicos, para que não seja necessário ir à falência para não morrer. Os EUA estão realmente sozinhos nesta matéria.

Quer sumo de uva?

A idade legal para beber em todo o mundo varia entre os 15 e os 25 anos, pelo que os EUA estão um pouco acima da média. Sinceramente, não seria assim tão estranho se os americanos não pudessem fazer todas estas outras coisas que mudam a sua vida a partir dos 18 anos.

Quer sumo de uva?

A sério, os Estados Unidos precisam de se decidir. Aos 18 anos, alguém é adulto, com maturidade e capacidade para assumir responsabilidades? Ou só está pronto para o mundo real aos 21? Qualquer uma das opções é correcta, mas é preciso que haja coerência.

Tapem os olhos!

Não é interessante como um jovem pode ir a um cinema para ver uma mulher a ser cortada no peito num filme, mas não pode ver um filme em que uma mulher está a fazer amor suavemente? E nós perguntamo-nos de onde vêm as fantasias violentas e inapropriadas das pessoas!

Tapem os olhos!

Não há nada de antinatural ou errado em ver o corpo de uma pessoa. Há, no entanto, algo de muito errado em ver abuso e violência.

Guardar para mais tarde

Nalguns países, existe um certo estigma em relação à utilização de sacos para cães. É visto como algo que significa que não se pode dar ao luxo de simplesmente comprar outra refeição mais tarde. Mas os sacos para levar não têm nada a ver com finanças, pois não?

Guardar para mais tarde

É mais uma questão de querer fazer valer o seu dinheiro, de não querer desperdiçar comida perfeitamente boa, ou talvez até de estar com um pouco de pressa. Seja qual for a razão, não sentimos qualquer vergonha quando levamos os nossos restos para casa!

Casas de Stepford

As associações de proprietários não são, definitivamente, para toda a gente, mas podemos perceber porque é que algumas pessoas podem optar por elas. Sim, fazer parte de uma associação de proprietários significa que lhe estão a dizer o que pode e não pode fazer com a sua própria casa.

Casas de Stepford

No entanto, também significa ter acesso a coisas que de outra forma não poderia pagar na sua propriedade. Uma piscina, segurança e parques infantis comunitários são tudo regalias que os HOAs podem oferecer. Além disso, há quem goste da ideia de viver num ambiente do tipo Stepford Wives.

Fetiche por pés

Tirar os sapatos antes de entrar em casa é comum em muitas culturas, mas os americanos não estão a gostar disso. Algumas pessoas simplesmente não se sentem confortáveis em expor os seus pés descalços. Além disso, há quem ache que o calçado é uma parte essencial do seu vestuário.

Fetiche por pés

Relativamente à questão de andar descalço, a maioria das culturas que esperam que se tire os sapatos também têm chinelos disponíveis para usar em casa. No entanto, isso não ajudará os americanos, uma vez que muitos não gostam da ideia de usar calçado usado.

Beba!

Nalguns países, pedir água num restaurante acaba por fazer com que tenha de pagar uma garrafa de água que não queria. Se quiser água da torneira – de graça – tem de o especificar.

Beba!

E nem sequer tente pedir gelo ou uma rodela de limão para acompanhar, porque ninguém quer gastar energia a dar-lhe algo que não está a pagar. Bem, nos Estados Unidos, o que importa é um excelente serviço ao cliente… mesmo que isso signifique oferecer um copo de água bem arranjado.

Perto de casa

Dado que os EUA são tão grandes e que existe uma cultura automóvel tão forte, as empresas não estão muito preocupadas com as deslocações dos empregados. No entanto, nas sociedades que privilegiam os transportes públicos, os empregadores preocupam-se com o facto de os seus trabalhadores poderem chegar ao escritório a tempo e horas.

Perto de casa

Com o trabalho remoto a tornar-se cada vez mais popular, esta questão está a tornar-se incontornável em todo o mundo. Dito isto, a América ainda é bastante singular no que respeita ao tempo que as pessoas estão dispostas a passar nos seus carros todos os dias.

É tudo uma questão de conveniência

Há alguns países que nem sequer têm restaurantes de fast food drive-thru, quanto mais farmácias ou bancos drive-thru! Nos Estados Unidos, porém, o que importa é a conveniência, a eficiência e, claro, os automóveis.

É tudo uma questão de conveniência

É certamente útil quando tem muitas pessoas no seu veículo e seria uma enorme maçada tirá-las todas de lá e voltar a entrar. No entanto, pode-se argumentar que não precisar de sair do carro provavelmente não é a coisa mais saudável.

Deixar o trabalho no trabalho

Tal como disse o OP, os americanos falam tanto de trabalho porque é uma parte muito importante das suas vidas. Quando se passa uma grande parte do dia no trabalho, a pensar no trabalho ou a tentar subir a escada da empresa, não há muito mais para falar.

Deixar o trabalho no trabalho

No entanto, para os países em que o trabalho é apenas um meio de sustentar a vida quotidiana, e não uma paixão, discutir a carreira durante todo o dia pode ser bastante aborrecido.

Viagens de carro em abundância

As pessoas mencionam frequentemente que tudo é maior na América do que aquilo a que estão habituadas… e isso inclui os próprios EUA! É absolutamente enorme, o que leva a maioria dos turistas a planear demasiado. Os estrangeiros tendem a pensar que podem ver Nova Iorque, Califórnia, Washington DC e Texas numa semana – de carro – e acabam por ficar muito desapontados.

Viagens de carro em abundância

Por mais que os americanos sejam criticados por não serem muito viajados, devemos ter em mente que viajar apenas dentro dos EUA pode permitir-lhe conhecer diferentes culturas, comidas e tipos de pessoas.

Balcão único

Os americanos podem ficar surpreendidos ao saberem quão eficientes e cómodas são as compras nos EUA. Em muitos países não existem grandes superfícies comerciais, o que significa que as pessoas têm de se deslocar a uma loja separada para cada tipo de artigo.

Balcão único

Imagine passar o dia inteiro a correr para três lojas diferentes porque precisa de champô, proteínas em pó e pão. Pois é, os Estados Unidos são únicos no facto de se poderem comprar todas essas coisas – e praticamente tudo o que existe debaixo do sol – num só sítio.

Opções infinitas

Todos sabemos como os americanos adoram a sua liberdade, e isso inclui a liberdade de escolherem o tipo de ambiente em que querem viver. A maior parte das pessoas está confinada ao país onde nasceu e a qualquer clima, paisagem ou cultura que possa vir com ele.

Opções infinitas

Nos EUA, no entanto, é possível viver o estilo de vida acelerado de Nova Iorque, com invernos frios. Ou escolher a solarenga e descontraída Califórnia. E os realmente aventureiros podem ir para a Florida para enfrentar os furacões, a humidade e os homens da Florida.

Não demasiado fixe para a escola

Nalguns países, a escola é o local onde se vai para aprender ciências, matemática, etc., e depois sai-se quando essas aulas terminam. Nos Estados Unidos, no entanto, a escola pode facilmente durar o dia inteiro, uma vez que se tem aulas de teatro e desporto e se participa em actividades extracurriculares.

Não demasiado fixe para a escola

Esta última opção funciona certamente melhor para a cultura americana, em que qualquer pessoa com menos de 18 anos é vista como necessitando da supervisão de um adulto. No entanto, em locais que oferecem às crianças mais independência, não é necessário ter um sítio onde as crianças possam estar todo o dia.

País ou Culto?

Por um lado, é muito bonito o facto de os americanos terem tanto orgulho no seu país. Por outro lado, há algo de um pouco culto no facto de as crianças se levantarem todos os dias para jurar fidelidade ao seu país.

País ou Culto?

A maioria dos lugares do mundo não recita qualquer forma de juramento de fidelidade fora das operações militares, pois não acha correto obrigar os cidadãos a jurarem-se ao Estado. Mas ei, tu fazes o que queres, América!

Um Fenómeno Inexplicável

Qual é que acha que é a parte mais assustadora da Florida? Os furacões? Os crocodilos? As pessoas a praticarem os seus direitos da segunda emenda? Não! A parte mais perigosa de viver na Flórida é, de longe, o Homem da Flórida.

Um Fenómeno Inexplicável

Embora outros lugares tenham certamente os seus esquisitos ou comportamentos inexplicáveis, todos eles são insignificantes em comparação com o Homem da Florida. Consegue lembrar-se de algum outro país que tenha um fenómeno conhecido e aceite de histórias de loucos associadas a uma área específica? Nós não conseguimos.

Não se pode ter tudo

Muitos americanos são confrontados com uma escolha: podem ter saúde, educação ou dinheiro. Muito poucas pessoas podem usufruir destas três coisas ao mesmo tempo. Na verdade, pensamos que o autor da pergunta levanta uma boa questão: uma sociedade saudável e educada parece definitivamente uma sociedade próspera.

Não se pode ter tudo

Claro que há pessoas que não querem que tudo seja tornado público e que entreguem o controlo ao Estado. Mas, certamente, pode haver uma opção pública e aqueles que preferem o privado podem optar por ela.

Fazer ginástica no duche

A maioria dos americanos nunca compreenderá a melhoria de vida que representa ter uma cabeça de chuveiro amovível. Acredite ou não, não precisa de fazer ginástica louca no duche para conseguir limpar todos os seus recantos e fendas.

Fazer ginástica no duche

A cabeça do chuveiro é que se deve mexer – não tu. Cuidado, americanos, quando viajarem para outro país e conhecerem as alegrias dos chuveiros manobráveis, nunca mais vão querer voltar. Não digam que não vos avisámos…

A refeição mais importante do dia

As refeições funcionam de forma um pouco diferente nos EUA do que em muitas outras partes do mundo. Uma vez que o pequeno-almoço se destina a servir de combustível para o dia, muitos países oferecem proteínas e legumes na sua refeição matinal.

A refeição mais importante do dia

Os americanos podem achar isso um pouco estranho e pensar que esses alimentos são mais adequados para o jantar. Além disso, muitas culturas têm o almoço como a grande refeição do dia, em vez de irem dormir com a sensação de peso de um grande jantar.

Mesmo ao lado dos ovos

Não estamos aqui para falar sobre a controvérsia da Segunda Emenda, mas queremos discutir como é estranho que esses produtos não estejam apenas em lojas especializadas. Será que é preciso comprar esse artigo juntamente com o leite de soja e as bonecas para os filhos?

Mesmo ao lado dos ovos

Parabéns à eficiência de tudo isto, mas achamos que talvez valha a pena fazer uma segunda viagem – de preferência a um local sem crianças a correr.

Trabalhar muito, divertir-se muito

Os americanos têm muito orgulho no seu trabalho e grande parte da sua autoestima está ligada ao sucesso da sua carreira. Faz sentido que culturas que dão menos importância à profissão vejam como excessivo o facto de uma pessoa dar tudo por tudo no seu trabalho.

Trabalhar muito, divertir-se muito

Dito isto, concordamos que perder tempo com os entes queridos numa base regular é levar as coisas longe demais. Deve haver um equilíbrio saudável.

O sonho americano

A América é certamente uma terra de sonhadores, e é por isso que as pessoas vêm de todo o mundo para tentar singrar nos Estados Unidos. Quer se trate do mundo do entretenimento de Hollywood ou das finanças de Wall Street, os Estados Unidos dispõem dos meios necessários para atingir os seus objectivos.

O sonho americano

Enquanto os líderes de alguns países tornam impossível chegar à frente, os americanos conseguem, na sua maioria, colher os frutos do esforço que fazem para melhorar as suas vidas. Não é à toa que se chama o Sonho Americano!

Está Sempre Tudo Aberto

Não sabemos muito bem como é que as pessoas se desenrascam em países onde tudo fecha uma ou duas horas depois de a maioria das pessoas acabar o trabalho. Mas talvez seja por isso que a cultura americana é tão consumista – há sempre uma loja aberta e algo para comprar.

Está Sempre Tudo Aberto

Embora não seja ótimo para as nossas carteiras, apreciamos certamente a conveniência de podermos comprar o que quisermos, quando quisermos, por capricho. Mas lembre-se, como aprendemos com How I Met Your Mother, nada de bom acontece depois das 2:00 da manhã.

Comprando remédios

Este é um dos efeitos secundários estranhos da privatização dos cuidados médicos. Acabamos por dizer ao nosso médico o que queremos em vez de ele nos receitar o que precisamos. Os cuidados médicos não devem ser como comprar sapatos ou um telemóvel novo, e não é assim noutros países.

Comprando remédios

Não deve escolher os tratamentos ou medicamentos de que necessita, a não ser que seja um profissional de saúde. Mesmo assim, pode ser bom obter uma segunda opinião.